PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (02/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/09)

Uma alta pressão deixa a quinta-feira com sol e momentos de maior presença das nuvens em Santa Catarina. O dia começa com alguns nevoeiros isolados que se dissipam pela manhã. Ao final da noite há chance de chuva bem isolada em localidades próximas à divisa com RS. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 25°C a 28°C no Meio Oeste, norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, de 28°C a 32°C nas demais áreas. A umidade, no período da tarde, fica abaixo dos 30% na porção oeste e Planaltos, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (03/09)

Uma alta pressão deixa a sexta-feira com sol e poucas nuvens no estado. Porém, a partir da tarde, a combinação do calor com umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, com trovoadas, nas áreas mais próximas à divisa com o RS. A chuva deve ser bem isolada, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento das nuvens. Amanhecer com temperaturas entre 9°C a 14°C nos Planaltos, Alto Vale, Meio Oeste e de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul, 29°C no Litoral Sul, variam de 27°C a 32°C da Grd. Florianópolis ao norte do estado e de 30°C a 36°C na porção oeste. A umidade, no período da tarde, fica abaixo dos 30% no Planalto Norte e parte da porção oeste mais próxima ao PR, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade. No Litoral Sul, a partir da tarde, passam a ser de sul. Rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (04/09)

Uma área de baixa pressão alongada (cavado) combinada a passagem de uma frente fria pelo oceano e ao calor ocasiona pancadas de chuvas a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de temporais isolados (com raios, eventual rajadas de ventos e queda de granizo) no estado. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 11°C a 14°C nos Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 21°C a 25°C no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis, 26°C a 29°C no Vale do Itajaí, norte do estado e de 28°C a 33°C na porção oeste. Ventos de sul para leste na faixa leste do estado e de quadrante norte na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (05) começa com pancadas de chuvas e temporais isolados na metade leste do estado, mas as condições do tempo melhoram no decorrer do dia. Na porção oeste, dia com sol e algumas nuvens. Segunda-feira (06) com sol e poucas nuvens em todo estado. Na porção oeste, as temperaturas à tarde ficam elevadas e se aproximam dos 40°C. No Planalto Norte chegam aos 32°C e nas demais regiões variam de 23°C a 25°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/09)

Quinta-feira (02) com ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h).

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.