PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/06)

Atuação de uma massa de ar frio (alta pressão) deixa o dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado. No litoral, Vale do Itajaí, em alguns momentos do dia, com maior presença de nuvens. No Oeste há pequena chance de chuva bem isolada, irregular e com baixos acumulados no final da tarde devido a um cavado em superfície. Não há risco de ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Oeste, 20°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste passando a sudeste/leste no decorrer do dia, com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h. O mar fica agitado, com ondas de sul e altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Há chance de ressaca no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (04/06)

Uma alta pressão favorece um dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado. O amanhecer é de temperaturas baixas no Planalto Sul (perto de 6°C), amenas nas demais regiões: 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Litoral Sul, 15°C a 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 27°C a 30°C na porção oeste, chegam aos 28°C no Litoral Sul, 21°C no Planalto Sul, de 22°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 60 km/h, na Grd. Florianópolis e Litoral Sul. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos (como queda de galhos, interrupção no fornecimento de energia elétrica, entre outros). O mar ainda segue agitado, com ondas de sul a sudeste, altura de 2,0 m a 2,5 m e chance de ressaca no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA SÁBADO (05/06)

Uma alta pressão mantém o dia com sol, poucas nuvens e, à tarde, com temperaturas máximas mais altas do que nos últimos dias em boa parte do estado. Amanhecer com temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C a 16°C na porção oeste, Planaltos, 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 32°C no Litoral Sul, variam 26°C a 29°C na porção oeste, Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte e varia de 22°C a 26°C nos Planaltos. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, de até 50 km/h. Sem risco de ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Domingo (06) com avanço e atuação de uma frente fria favorecendo pancadas de chuvas com chance de temporais isolados da porção oeste a Grd. Florianópolis entre a manhã/tarde e que se espalham para as demais regiões à noite. Na segunda-feira (07) a frente fria segue atuando e mantendo as pancadas de chuvas no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (03) com ventos de sudoeste passando a sudeste/leste no decorrer do dia, com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

O mar fica agitado, com ondas de sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.