PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (03/08)

Na quarta-feira (03) a massa de ar seco segue atuando em SC, o que mantém o tempo estável com sol a poucas nuvens no estado. As nuvens devem ser mais presentes no litoral devido à circulação marítima. Com a presença do sol, as temperaturas sobem rapidamente no decorrer do dia e no período da tarde as máximas chegam perto dos 29°C no Extremo Oeste, variam de 25°C a 28°C no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul, aos 22°C na Serra e entre 22°C a 25°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento ocasionais em torno de 55 km/h em localidades do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (04/08)

Na quinta-feira (04) as condições do tempo mudam em SC por conta da aproximação e atuação de uma frente fria no estado. A partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos, do Extremo Oeste ao Litoral Sul e que se estendem para as demais regiões ao longo da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas mínimas de 10°C a 15°C na porção central de SC, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 32°C no Litoral Sul e Norte, 31°C no Vale do Itajaí, 24°C na Serra, 27°C no Grande Oeste e de 25°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de nordeste a norte em grande parte do estado e passando para quadrante sul nas áreas de divisa com o RS, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 45 a 70 km/h em áreas do Grande Oeste ao Litoral Sul e no Planalto Norte no decorrer do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05/08)

Entre a madrugada e amanhecer da sexta-feira (05) o deslocamento da frente fria pelo estado ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. No decorrer do dia, com a aproximação de uma alta pressão, as condições do tempo melhoram, com variação de nuvens a algumas aberturas em que o sol aparece. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 6°C na Serra, de 10°C a 15°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, Grd. Fpolis. Serrana, o Costão do Litoral Sul e de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 21°C a 25°C na Grd. Fpolis., Vale do Itajaí, Planalto Norte, 16°C no Planalto Sul, de 17°C a 21°C nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste/sul, com moderada intensidade. Rajadas de ventos dos Planaltos ao litoral (pela madrugada), com intensidade de 45 a 70 km/h e no decorrer do dia ficando mais restrita ao litoral e áreas próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (06) começa com tempo estável, mas o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e o deslocamento de cavado ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, a partir da tarde no estado. O domingo (07) deve ser nublado a variação de nuvens, com pancadas de chuva isolada em SC. Não se descarta a chance de temporais bem isolados, principalmente na madrugada.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/08)

Quarta-feira (03) com ventos com direção nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento ocasionais em torno de 55 km/h em localidades do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste a nordeste e altura de 1,5 m (com picos de 2,0 m a 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste a leste e altura de até 1,0 m.