PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (03/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (03)

Na segunda-feira (03), a formação de um ciclone no oceano e uma frente fria associada deixa o tempo instável no centro-leste catarinense, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia entre o litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Grande Oeste, o céu varia de poucas nuvens a nublado. Os ventos sopram de direções variadas no estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas mínimas no Planalto Sul ficam próximas aos 6°C, variam entre 8°C e 10°C no Grande Oeste e entre 11°C e 17°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas oscilam entre 20°C e 23°C no Grande Oeste, litoral e Vale do Itajaí e entre 16°C e 19°C nas áreas mais elevadas do estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (04)

 Na terça-feira (04), uma área de alta pressão atmosférica passa a influenciar o tempo em Santa Catarina, fazendo com que o sol apareça entre poucas nuvens no Grande Oeste e Planalto Sul. Nas regiões litorâneas, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, a circulação marítima provoca chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram de direções variadas do Extremo Oeste aos planaltos e de leste nas demais regiões, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas ficam entre 15°C e 20°C entre os planaltos e litoral e variam entre 21°C e 26°C no Grande Oeste.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (05)

Na quarta-feira (05), durante o dia o sol aparece entre poucas nuvens no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte há maior presença de nebulosidade. Entretanto, entre o final da tarde e a noite, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai junto ao fluxo de calor e umidade vindo de norte devem provocar temporais no Extremo Oeste e Oeste catarinense. O risco para ocorrências como descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo é moderado nestas regiões. Os ventos sopram do quadrante norte/leste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Ao longo da quinta-feira (06), as instabilidades atmosféricas se propagam em direção às demais regiões catarinenses, provocando chuva e temporais isolados em todo o estado. Na sexta-feira (07), a formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e o oceano deve provocar fortes rajadas de vento em Santa Catarina, especialmente nas áreas mais elevadas do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/10)

Nesta segunda-feira (03), os ventos sopram de direções variadas pelo estado , com intensidade fraca.

Mar calmo a pouco agitado em todo litoral catarinense, com ondas de sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de até 1,5 m.