PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (04/02)

A aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina nesta sexta-feira (04), provocando temporais nas áreas do oeste já no início da madrugada, que vão se propagando para leste ao longo do dia e atingindo todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Com o tempo mais encoberto, as temperaturas já não sobem tanto como nos dias anteriores, com as máximas ficando entre 23°C e 28°C em praticamente todo o estado, exceto no Litoral Sul, onde a temperatura pode passar de 30°C . Os ventos sopram de noroeste a norte, com intensidade fraca a moderada. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (05/02)

O avanço da frente fria pelo estado ao longo do sábado (05) ainda provoca chuva em todas as regiões, que pode vir na forma de pancadas com trovoadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. As temperaturas permanecem amenas em grande parte do estado (entre 21°C e 28°C), porém nas áreas nas áreas litorâneas e em todo o Vale do Itajaí ainda faz calor a tarde, onde as máximas superam a casa dos 30°C. Os ventos seguem soprando de norte a noroeste, com intensidade fraca a moderada. No fim do dia, o tempo já deve melhorar entre o Extremo Oeste e Oeste Catarinense.

PREVISÃO PARA DOMINGO (06/02)

Neste domingo (06), o tempo firme predomina na maior parte do estado de Santa Catarina, devido a entrada de um sistema de alta pressão na retaguarda da frente fria. A exceção fica para as áreas litorâneas, onde ainda há formação de nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas marcam valores entre 27 a 33°C entre o Oeste, Extremo Oeste e áreas litorâneas, já nos Planaltos e Meio Oeste registram de 23 a 28°C. Os ventos sopram de quadrante sul/sudoeste, com intensidade moderada. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A atuação de um sistema de alta pressão mantém o tempo firme entre a segunda-feira (07) e terça-feira (08) em todo o estado. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima pode provocar chuvas rápidas e fracas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/02)

O vento sopra de nordeste a norte, com intensidade fraca em todo interior do estado e fraco a moderado nas áreas costeiras.

Ondas de quadrante leste entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis, com altura de 0,5 m à 1,0 m. No Litoral Sul, onda de quadrante leste a nordeste, com ondas de 1,5 à 2,0m.