PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (04/09)

No sábado (04) uma área de baixa pressão provoca temporais a partir da tarde, nas regiões do Meio Oeste ao litoral. No oeste a chuva aparece de forma mais isolada, desde o início da manhã.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 10°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e parte do Litoral Sul e de 14°C a 17°C nas demais regiões. As máximas marcam de 20 a 25°C nos planaltos e áreas litorâneas, e de 28°C a 33°C na porção oeste. Ventos de sul passando para leste/nordeste de intensidade fraca a moderada. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (05/09)

A chuva que dá início no sábado se estende no amanhecer de domingo (05) nas áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e regiões litorâneas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais durante a manhã. A partir da tarde as condições do tempo melhoram e o sol aparece com algumas nuvens. Na porção oeste, predomínio de sol e poucas nuvens durante todo o dia. Amanhecer com temperaturas de 11°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e de 14°C a 17°C nas demais regiões. As máximas registram de 20 a 25°C entre o Litoral e Planalto Sul e variam de 25°C a 31°C no restante do estado. Os ventos sopram sul/sudeste, mudando para nordeste ao longo do dia com intensidade fraca a moderada. 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (06/09)

Segunda-feira (06) com sol e poucas nuvens no estado. Algumas instabilidades em combinação com a umidade do oceano favorece o aumento de nebulosidade em áreas do Planalto ao Litoral. Não há risco para ocorrências meteorológicas. A sensação é de calor intenso no oeste do estado, com máximas de 31 a 35°C, em contraste com o centro leste do estado onde marcam a valores de 21 a 27°C. Os ventos sopram de noroeste na porção oeste, enquanto de nordeste/leste nas áreas litorâneas, com transporte de umidade e aumento de nebulosidade nestas áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (07) e quarta-feira (08) há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva nas áreas próximas a divisa com o Rio Grande do Sul, associado a instabilidades e sequencialmente a aproximação de uma frente fria. Nas demais regiões os dias predominam com sol e algumas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/09)

Sábado (04) com ventos de quadrante norte/nordeste na maior parte do dia, com intensidade moderada, mudando para quadrante sul/sudoeste após a passagem da baixa pressão. 

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,5 m no litoral catarinense.