PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/10) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (04)

Uma área de alta pressão atmosférica marca as condições de tempo em Santa Catarina nesta terça-feira (04), com predomínio de sol entre poucas nuvens no Grande Oeste e Planalto Sul. Nas regiões litorâneas, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, a circulação marítima provoca chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram com intensidade fraca, sem direção predominante do Extremo Oeste aos planaltos e de leste nas demais regiões, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas ficam entre 15°C e 20°C entre os planaltos e litoral e variam entre 21°C e 26°C no Grande Oeste.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (05)

Na quarta-feira (05), o sol aparece entre poucas nuvens no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte há maior presença de nebulosidade. As condições de tempo começam a mudar entre o final da tarde e noite, com condições para temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste catarinense, devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai, junto ao fluxo de calor e umidade vindo do norte.  O risco para ocorrências como descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo é moderado nestas regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de quadrante norte/leste.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (06)

Desde o início da madrugada de quinta-feira (06), as condições são de tempo severo em Santa Catarina, dando início na região oeste, onde há condições para temporais com rajadas de vento e chuva intensa. A chuva avança gradualmente para leste, atingindo de forma organizada as áreas do Meio Oeste, Planaltos e regiões litorâneas entre o período da manhã e tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às condições de tempo, especialmente na região do Grande Oeste. Estas condições estão associadas ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa do RS, que reforça as instabilidades sobre o estado catarinense.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (07), o ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul ainda pode provocar fortes rajadas de vento em Santa Catarina, especialmente nas áreas mais elevadas do estado, entre o período da manhã e tarde, entretanto, com o afastamento do sistema, o tempo volta a ficar firme até o final do dia. No sábado (08), o estabelecimento de uma região de alta pressão mantém o tempo estável e ensolarado na maior parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/10)

Nesta terça-feira (04), os ventos sopram de direções variadas pelo estado , com intensidade fraca.

Mar calmo a pouco agitado em todo litoral catarinense, com ondas de sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de até 1,5 m.