PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO  (04/12)

No sábado (04) um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em grande parte do estado. Ainda, este sistema favorece a circulação marítima e deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada e ocasional no litoral e áreas próximas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, até 29°C no Planalto Norte e 26°C no Planalto Sul. Já nas demais regiões, por conta da maior presença de nuvens, as máximas ficam entre 20°C a 25°C. No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO  (05/12)

No domingo (05), uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade e ao aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuvas com trovoadas em todo estado, iniciando pelas áreas de divisa com o RS e se espalhando para as demais regiões entre a tarde e noite. Há chance para temporais (chuva de forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados e chuva intensa em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, entre 13°C a 16°C no Planalto Norte, Meio Oeste e de 16°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 31°C a 36°C na porção oeste, chegam aos 31°C no Planalto Norte e variando de 24°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (06/12)

Na segunda-feira (06) a área de baixa pressão ainda mantém o tempo instável na metade leste catarinense. Com isso, a previsão é de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados e chuva intensa em curto intervalo de tempo. No Oeste há chance de chuva de forma mais isolada, irregular e mal distribuída. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C no Planalto Sul, entre 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte e 17°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 28°C a 32°C e não passa dos 24°C dos Planaltos ao litoral. Ventos de leste a sudeste, com fraca a moderada intensidade.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (07) a formação de um ciclone na altura do litoral de São Paulo favorece ventos úmidos do oceano em direção ao litoral de SC e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens e chuva isolada e que persiste durante a quarta-feira (08). Nas demais regiões, dias com sol e algumas nuvens. Ainda, entre estes dias, há chance de rajadas de ventos de quadrante sul, em torno de 55 km/h. 

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/12)

Sábado (04) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul.

Ondas com direção sudeste a leste em todo litoral catarinense. Altura em torno de 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.