PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (05/01)

Na quarta-feira (05) a passagem de uma frente fria pelo oceano combinado com uma baixa pressão sobre o Paraguai, o calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuvas no estado, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo com raio, eventual queda de granizo e rajadas de ventos, principalmente do Meio Oeste ao litoral catarinense. À tarde as temperaturas máximas chegam perto dos 37°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, de 25°C no Planalto Sul, 27°C no Meio Oeste e variam de 27°C a 32°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte girando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas (em torno de 55 km/h).

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (06/01)

Na quinta-feira (06) a frente fria se afasta de SC e a aproximação de um sistema de alta pressão favorece a circulação marítima em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens com chuva a qualquer momento. Na porção oeste, Planalto Norte a combinação do aquecimento diurno, umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C no Planalto Sul, de 15°C a 18°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 18°C a 23°C nas demais regiões. À tarde as máximas chegam aos 31°C no Oeste, Extremo Oeste, chegam aos 26°C em cidades do Meio Oeste, entre o Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis e variando de 21°C a 25°C no restante do estado. Ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (07/01)

Na sexta-feira (07) uma alta pressão no mar favorece a circulação marítima em direção ao litoral catarinense e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens e chuva ocasional. Na porção oeste, dia com sol e poucas nuvens em grande parte do dia, mas, por conta do calor, há chance de pancadas de chuva bem isoladas, irregulares, mal distribuídas e de curta duração no meio/final da tarde. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul, perto de 6°C (pontualmente podendo ser mais baixa), de 10°C a 14°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 29°C a 35°C na porção oeste (pontualmente podendo ser ainda maior em cidades do Extremo Oeste e Oeste), de 25°C a 29°C nos Planaltos, Vale do Itajaí e de 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (08) e domingo (09) a circulação marítima ainda deixa o final de semana com variação de nuvens intercalando com algumas aberturas em que o sol aparece e chance de chuva no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, serão dias com sol e poucas nuvens, mas, no período da tarde, há chance de pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/01)

Quarta-feira (05) com ventos de quadrante norte girando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas (em torno de 55 km/h).

Ondas com direção nordeste/leste passando para sul/sudeste no decorrer do dia em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a picos de 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.