PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/05) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (05/05)

Na quinta-feira (05), o ciclone extratropical que atuou no estado nos últimos dias se afasta em direção ao oceano e uma massa de ar frio na retaguarda do sistema se estabelece sobre SC. No Litoral Sul, chuvas fracas ainda podem ser observadas no período da manhã e tarde. Nas demais áreas do estado, o sol aparece entre nuvens. Devido à chuva volumosa registrada nos dias anteriores, o risco segue alto para ocorrências como deslizamentos e inundações. Os ventos sopram de quadrante sul com intensidade moderada nas áreas litorâneas e Planalto Sul. No amanhecer, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C do Meio-Oeste aos planaltos e de 12°C a 17°C nas demais áreas. Durante a tarde, as máximas variam de 16°C a 21°C da porção oeste aos planaltos e de 21°C a 25°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (06/05)

Na sexta-feira (06), a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado na porção oeste do estado, já no centro-leste o sol aparece entre algumas nuvens. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mínimas em torno dos 0°C e chance de geada na serra catarinense. Do Extremo Oeste aos Planaltos, as mínimas variam de 5°C a 9°C, já nas áreas litorâneas oscilam entre 12°C e 14°C. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas atingem valores entre 21°C e 23°C em grande parte do estado, com exceção do Planalto Sul, onde não passam dos 20°C. Os ventos sopram  predominantemente de quadrante sul, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (07/05)

Um sistema de alta pressão atmosférica juntamente à presença de uma massa de ar frio mantém o tempo firme em Santa Catarina no sábado (07). Por conta das baixas temperaturas e da disponibilidade de umidade provocada pela circulação do sistema de alta pressão, nevoeiros podem ser observados em pontos do centro-leste do estado ao amanhecer. Nas áreas mais elevadas de SC, as temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C. Nas demais regiões, ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C no Litoral Norte e  Baixo Vale do Itajaí. No período da tarde, as máximas oscilam entre 19°C e 23°C em todo o estado. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (08) e na segunda-feira (09) o tempo segue firme em Santa Catarina devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica. A sensação de frio ao amanhecer continua, especialmente do Extremo Oeste aos planaltos.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/05)

Ventos de quadrante sul em todo o estado, com intensidade moderada a forte (50 a 80km/h), especialmente nas áreas litorâneas e no Planalto Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a rajadas de vento. 

Ondas com direção sudeste, virando de sul ao longo do dia em todo o litoral catarinense. Altura de 3,0 m a 4,0 m (com picos chegando aos 4,5 m) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 2,0 m a 3,0 m no Litoral Norte. Há risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.