PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (05/06)

Uma alta pressão deixa o dia com sol, poucas nuvens e elevação nas temperaturas no período da tarde em todo estado. A partir da noite a nebulosidade tende a aumentar, principalmente, nas áreas de divisa com o RS devido a aproximação de uma nova frente fria. À tarde, as temperaturas máximas ficam mais altas em todo estado do que nos dias anteriores. No Litoral Sul chegam aos 32°C, na porção oeste, Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte variam de 26°C a 29°C e nos Planaltos de 24°C a 26°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, de até 50 km/h. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (06/06)

Deslocamento e atuação de uma frente fria deixa o dia com bastante nebulosidade no estado. Há previsão de pancadas de chuvas com temporais isolados, da porção oeste a Grd. Florianópolis entre a manhã/tarde e que se espalham para as demais regiões a partir da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva intensa, com altos acumulados em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. O amanhecer é de temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, por conta da nebulosidade, as máximas não sobem tanto. Chegam aos 20°C em áreas do Planalto e Litoral Sul e variam de 21°C a 25°C no restante do estado. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07/06)

Atuação de uma frente fria combinada ao ar quente e úmido vindo da região Amazônica deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuvas e temporais isolados, mas, principalmente, da porção oeste a Grd. Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa, com altos acumulados em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C a 15°C na porção oeste, Planaltos, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, pela grande presença das nuvens, as máximas não sobem tanto. No Oeste não passa dos 22°C, Planalto Sul dos 14°C e nas demais regiões varia de 16°C a 21°C. Ventos de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h. O mar deve ficar agitado no Litoral Sul, com ondas de sudeste e altura de 2,0 m a 2,5 m (picos de 3,0 m). O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na terça-feira (08) a formação de uma área de baixa pressão perto do litoral do estado favorece pancadas de chuvas em SC e rajadas de ventos de moderada a localmente forte intensidade no litoral, Vale e áreas próximas. A quarta-feira (09) deve ser de variação de nuvens no centro-leste e chance de chuva no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e rajadas de ventos de moderada intensidade no litoral e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (05) com ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, de até 50 km/h.

Ondas com direção nordeste e altura de até 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas com ondas de sudeste a leste. A altura das ondas chega aos 1,5 m na Grd. Florianópolis e até 1,0 m no restante do litoral catarinense.