PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (05)

Na quarta-feira (05), o tempo permanece mais fechado e com condições para chuva fraca e isolada no norte catarinense, por causa do deslocamento de umidade. Nas demais regiões do estado, maior presença de sol em boa parte do dia, mas com tendência de aumento de nuvens no decorrer da tarde, devido a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai – que ganha força e se aproxima de SC – e também ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, resultando em chuva e temporais, que começam no Extremo Oeste e Oeste. O risco para ocorrências associadas a descargas elétricas, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo é moderado a alto nestas regiões. Os ventos sopram de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada entre 15 e 35km/h. À tarde, as máximas superam os 30°C entre o Extremo e o Meio-Oeste e variam de 20 a 25°C nas demais regiões. 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (06)

A instabilidade, associada ao sistema de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, ganha força na madrugada da quinta-feira (06), com condições de tempo severo em Santa Catarina. Os temporais com rajadas de vento, raios, chuva intensa e granizo  começam pela região oeste desde o início da madrugada, e se estendem para as demais regiões no decorrer da manhã e da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às condições de tempo, especialmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Norte.  O vento ainda de nordeste a noroeste, intensifica passando a apresentar velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas de 50 a 80km/h do oeste ao Litoral Sul, com risco moderado para ocorrências. Temperaturas mínimas de 10°C e 13°C nos planaltos e de 16 a 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 15°C a 20°C dos planaltos ao litoral e entre 21°C e 26°C no Grande Oeste.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (07)

O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, na altura do Litoral do RS, onde dá origem a um ciclone extratropical, mantendo a condição para chuva em SC, mas que de uma forma geral apresenta fraca intensidade e algumas trovoadas, e também provocando ventos moderados a fortes (velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas entre 50 e 80km/h) do quadrante noroeste/sudoeste entre os planaltos e o Litoral. O risco para ocorrências associadas aos ventos é moderado. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C na maior parte do estado, ficando entre 15 e 18°C no Litoral. À tarde, as máximas variam entre 15°C e 21°C na maior parte do estado, ficando mais altas no Litoral onde variam entre 22 e 27°C. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (08), o ciclone extratropical se afasta para alto mar e um sistema de alta pressão passa a predominar em SC, deixando o tempo estável e ensolarado no estado. No domingo (09), a chuva retorna a SC, desta vez associada a uma frente fria, que provoca chuva e temporais isolados desde o início da manhã em todas as regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/10)

Nesta quarta-feira (05), vento de direção nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada e com rajadas mais intensas no mar a partir da tarde.

Mar calmo a pouco agitado em todo litoral catarinense, com ondas de sul a sudeste entre 0,5 m e 1,0m e picos de até 1,5m no Litoral Sul.