PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (05)

 Neste sábado (05), o tempo segue com tempo estável e predomínio de sol em Santa Catarina. Os ventos sopram de leste, com intensidade fraca, o que favorece a atuação da circulação marítima e chance de chuva fraca nas áreas litorâneas. A massa de ar frio se desloca lentamente em direção ao oceano, mas segue mantendo as temperaturas baixas pela manhã, sobretudo nas áreas mais elevadas. Na Serra, as mínimas ficam entre 0°C e 6°C, já entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, variam entre 7°C e 10°C. Durante a tarde, as máximas chegam aos 25°C no Extremo Oeste e Oeste e oscilam entre 20°C e 23°C no restante do estado, exceto no Planalto Sul onde variam entre 16°C e 18°C.  Não há risco associado às condições de tempo.

PREVISÃO PARA DOMINGO (06)

 Neste domingo (06), a circulação marítima segue atuando sobre o litoral catarinense, provocando chuva fraca no litoral e áreas próximas no decorrer do dia. Em contraste, no Grande Oeste, o predomínio é do sol e poucas nuvens. O vento sopra com fraca intensidade de sudeste a leste em Santa Catarina. As temperaturas mínimas seguem abaixo dos 5°C no Planalto Sul e variam entre 7°C e 11°C no Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale e Grande Florianópolis Serrana. Nas áreas costeiras, as mínimas ficam entre 12°C e 15°C. A amplitude térmica segue maior no Grande Oeste devido a maior presença do sol, podendo alcançar os 25°C no Extremo Oeste. Nas demais áreas de Santa Catarina variam entre 18°C e 24°C, exceto na Serra onde oscilam de 15°C a 17°C. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07)

  Na segunda-feira (07), a circulação marítima ganha força, especialmente no Litoral Sul, onde deve chover de forma persistente durante o dia. O risco para ocorrências associadas às chuvas é baixo. Nas demais áreas do litoral chove, mas de maneira mais isolada. Apesar disso, o dia deve ser de maior predomínio de nebulosidade no litoral e áreas próximas. O vento sopra do quadrante sudeste a leste com fraca intensidade pelo estado. No Grande Oeste o sol segue predominando entre poucas nuvens durante todo o dia. No amanhecer as temperaturas seguem baixas para a época do ano e podem chegar aos 3°C na Serra, entre 11°C e 16°C no litoral e entre 6°C e 10°C nas demais áreas. Com a maior presença da nebulosidade, as temperaturas não sobem no Litoral Sul, não passando dos 19°C.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (08), a circulação marítima segue atuando com chance de chuva fraca e persistente, principalmente no Litoral Sul. Na quarta-feira (09), a circulação marítima pede força e a condição para chuva diminui no litoral e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/11)

Os ventos sopram de sudeste/leste em Santa Catarina, com fraca intensidade.

Ondas de direção sul/sudeste em toda a costa catarinense, com altura de até 1,0 m no Litoral Norte e entre 1,0 m e 1,5 m nas demais áreas.