PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06)

Dia com variação de nuvens e períodos em que o sol aparece no estado. Porém, há a previsão de pancadas de chuvas isoladas do Oeste ao litoral, com chance de temporais isolados, principalmente entre a tarde e noite, no centro-leste do estado por conta da atuação de uma área de baixa pressão combinada com o ar quente e úmido vindo da região Amazônica. À tarde, as temperaturas máximas ficam altas no litoral, Vale (28°C a 35°C), Extremo Oeste (27°C a 31°C) e em torno de 28°C nas demais áreas do estado. Ventos de nordeste/noroeste e passando para quadrante sul a partir da noite nas áreas de divisa com RS. Ventos com intensidade fraca a moderada no estado. Rajadas de ventos bem isoladas, até 55 km/h. Logo, há um risco baixo a moderado de desastres.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07)

Passagem de uma fraca frente fria pelo estado combinada com o calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuva isoladas (já a partir da madrugada na porção oeste), que podem ser acompanhadas de temporais ainda mais isolados no estado. A chuva deve ser mal distribuída, enquanto chove em uma cidade, na vizinha não passa de um aumento de nuvens. As temperaturas mínimas devem ser amenas no estado: 13°C no Planalto Sul, 17°C a 24°C no litoral, Vale, 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais altas entre o Vale e Litoral Norte (33°C a 38°C), Grd. Florianópolis, Litoral Sul e Planaltos (27°C a 32°C). Já na porção oeste não passam dos 25°C. Ventos passando para o quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, ao longo do dia no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h. Logo, há um baixo a localmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08)

Uma alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens. Mas, a combinação do calor com a umidade, à tarde, favorece pancadas de chuva bem isoladas, típicas de verão e muito mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de aumento de nuvens). As temperaturas mínimas devem ser amenas no estado: 11°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, 17°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais altas entre o Vale, Litoral Norte (32°C a 36°C). No Planalto Sul chegam aos 28°C e nas demais áreas variam de 29°C a 33°C. Ventos de quadrante sul passando para leste/norte no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Logo, há um baixo risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (09) e domingo (10) com sol e poucas nuvens no estado. Mas, não se descarta a chance de pancadas de chuva bem isoladas e mal distribuídas no período da tarde por conta da combinação do calor com a umidade. As temperaturas máximas ficam altas no estado, acima dos 30°C.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (06) com ventos de nordeste/noroeste e passando para quadrante sul a partir da noite nas áreas de divisa com RS. Ventos com intensidade fraca a moderada no estado. Rajadas de ventos bem isoladas, até 55 km/h.

Ondas com direção de quadrante leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.