PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (06/05)

Na sexta-feira (06), a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado na porção oeste do estado, já no centro-leste o sol aparece entre algumas nuvens. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mínimas em torno dos 0°C e chance de geada na serra catarinense. Do Extremo Oeste aos Planaltos, as mínimas variam de 5°C a 9°C, já nas áreas litorâneas oscilam entre 12°C e 14°C. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas atingem valores entre 21°C e 23°C em grande parte do estado, com exceção do Planalto Sul, onde não passam dos 20°C. Os ventos sopram predominantemente de quadrante sul, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (07/05)

Um sistema de alta pressão atmosférica juntamente à presença de uma massa de ar frio mantém o tempo firme em Santa Catarina no sábado (07). Por conta das baixas temperaturas e da disponibilidade de umidade provocada pela circulação do sistema de alta pressão, nevoeiros podem ser observados em pontos do centro-leste do estado ao amanhecer. Nas áreas mais elevadas de SC, as temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C. Nas demais regiões, ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C no Litoral Norte e  Baixo Vale do Itajaí. No período da tarde, as máximas oscilam entre 19°C e 23°C em todo o estado. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (07/05)

No domingo (08), o predomínio é de tempo firme em todo o estado de Santa Catarina, ainda devido a influência de uma região de alta pressão. Com a mudança da direção dos ventos para norte, as temperaturas gradualmente voltam a subir, entretanto, nas primeiras horas da manhã a sensação ainda é de frio leve. As temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C entre os Planaltos e Meio Oeste. No Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana marcam de 9 a 13°C. Nas áreas litorâneas variam entre 13 e 18°C. No período da tarde, as máximas oscilam entre 19°C e 23°C em todo o estado. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (09) o tempo segue firme em Santa Catarina devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica. A sensação de frio ao amanhecer continua, especialmente do Extremo Oeste aos planaltos. Na terça-feira (10), a aproximação de instabilidades na atmosfera indica um aumento de nebulosidade e chuva para o estado, dando início pelas áreas de fronteira no oeste catarinense.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/05)

Ventos de quadrante sul em todo o estado, com intensidade moderada, nas áreas litorâneas. 

Ondas com direção sudeste/sul ao longo do dia em todo o litoral catarinense de 1,5 m a 2,5 m nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à agitação marítima.