PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/10)

Nesta quarta-feira (06) a passagem de uma frente fria pelo oceano aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasionam pancadas de chuvas em todo estado no decorrer do dia e que podem vir acompanhadas de temporais (com chuva pontualmente intensa em alguns momentos, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde, as temperaturas chegam aos 27°C no Litoral Sul, Oeste, 16°C no Planalto Sul, variam de 19°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte e virando para sul a partir da noite nas áreas de divisa com o RS, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, principalmente, nas áreas do litoral.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07/10)

Na quinta-feira (07) a frente fria se afasta de SC, mas ainda favorece chuva em áreas do norte do estado e localidades da porção oeste. Nas demais áreas a atuação de um sistema de alta pressão ocasiona a circulação marítima e deixa o dia nublado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva. Amanhecer com temperaturas perto dos 6°C no Planalto Sul, de 10°C a 16°C no Litoral Sul, Grande Florianópolis, porção oeste, de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 22°C a 25°C na porção oeste e no centro-leste não passam dos 20°C por conta da maior presença das nuvens. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente, no litoral.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08/10)

Na sexta-feira (08) um sistema de alta pressão segue favorecendo a circulação marítima, o que deixa o dia com muitas nuvens no litoral e Vale do Itajaí. Na porção oeste e Planaltos, a atuação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) ocasiona pancadas de chuvas isoladas a partir do final da manhã. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva. Amanhecer com temperaturas de 5°C a 10°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste, de 11°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 23°C no Oeste. Por conta da maior presença das nuvens, as máximas chegam aos 15°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e 20°C nas demais regiões. Ventos de quadrante leste, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (09) e domingo (10) a circulação marítima deixa o dia com muitas e chance de chuva isolada no litoral, Vale. Nas demais áreas, a atuação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) favorece pancadas de chuvas isoladas.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/10)

Quarta-feira (06) com ventos de quadrante norte e virando para sul a partir da noite nas áreas de divisa com o RS, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, principalmente, nas áreas do litoral.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, até 1,5 m na Grande Florianópolis e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.