PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/08) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (07/08)
Domingo (07) com muitas nuvens a nublado, chuva persistente dos Planaltos ao litoral de SC a qualquer hora do dia e ocasionar acumulados altos. Não se descarta a chance de temporais bem isolados no norte do estado. No Grande Oeste, o sol ainda aparece em meio a muitas nuvens, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva isoladas com trovoadas. Isto se deve ao deslocamento de cavados aliado a umidade vinda do mar em direção a SC e ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica em direção a região Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva persistente (como alagamentos, deslizamentos pontuais, enxurradas) e aos temporais bem isolados. Por conta da maior presença das nuvens as temperaturas ficam amenas à tarde, variando de 15°C a 18°C no Extremo Oeste, Oeste, áreas do litoral, 12°C na Serra e até 15°C nas demais áreas. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (08/08)
 
A segunda-feira (08) será de muitas nuvens e chuva ocasional no litoral e áreas próximas por conta da umidade vinda do mar em direção a SC e a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do estado. No decorrer do dia, principalmente, a partir do meio/final da tarde, a chuva (de forma isolada) e que pode vir acompanhada de trovoadas se estende para as demais áreas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 8°C na Serra, de 13°C a 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 11°C a 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Grande Oeste, 16°C no Planalto Sul e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos com direção variando de leste a sudeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, podendo chegar aos 60 km/h, no litoral e áreas próximas, o que ocasiona um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.
PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (09/08)
 

Na terça-feira (09) a formação de um ciclone extratropical mantém o tempo instável, com chuva persistente, de moderada a forte intensidade, elevados acumulados em curto intervalo de tempo, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente, do centro ao leste de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Por conta da formação do ciclone, o vento ganha força ao longo do dia, com velocidade média de 25 a 40 km/h, direção leste a sudeste, e rajadas de ventos de 50 a 80 km/h (pontualmente podendo chegar perto dos 100 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos. As temperaturas não variam tanto no decorrer do dia, variando de 9°C a 13°C na Serra, não passando dos 18°C no litoral e áreas próximas, entre 11°C a 16°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Na quarta-feira (10) o ciclone ocasiona chuva em grande parte de SC, principalmente dos Planaltos ao litoral, com elevados volumes sendo esperados nesta área. Também favorece a intensificação do vento médio e das rajadas de ventos no litoral e áreas próximas, podendo ser superiores a 80 km/h, com direção sudeste/sul e a agitação marítima (altura de ondas que podem chegar aos 4,0 m) no litoral de SC. Ainda, com a lua na fase cheia, há chance de alagamentos costeiros. O risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos, mar muito agitado, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações. Na quinta-feira (11), com o ciclone afastado de SC, as condições do tempo melhoram.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/08)
 

Domingo (07) com ventos de leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.