PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08)

Nesta sexta-feira (08) predomina sol com poucas nuvens ao longo do dia na maior parte do estado, devido a atuação de uma região de alta pressão. No período da tarde podem ocorrer pancadas de chuva nas regiões do centro-leste, de maneira isolada, devido a combinação de calor e umidade. As temperaturas são mais elevadas no oeste, com valores na casa dos 30°C. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de quadrante sul/sudeste. O risco é baixo para desastres.

PREVISÃO PARA SÁBADO (09)

No sábado (09) a manhã será marcada por sol entre nuvens, com elevação gradual das temperaturas, mas a partir da tarde há condições para pancadas de chuva na porção oeste do estado. Nas demais regiões, a condição é de chuvas rápidas, associadas ao calor e a umidade que sopra do oceano. As temperaturas máximas registram valores entre 30 e 35°C no Litoral Sul e porção oeste e de 26 a 30°C nas demais regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de quadrante leste. O risco é baixo a moderado para desastres.

PREVISÃO PARA DOMINGO (10)

Domingo (10) com predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do estado devido a atuação de uma região de alta pressão. Há condições para chuvas rápidas nas regiões litorâneas e proximidades, devido a disponibilidade de umidade combinada ao calor, nas demais regiões o tempo firme predomina. Os ventos sopram de quadrante leste com intensidade moderada. O risco é baixo para desastres no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana segue com tempo instável em Santa Catarina devido a aproximação de uma nova frente fria, com tendência de aumento das instabilidades no estado já na segunda-feira (11). Nos dias que seguem o sistema avança para as demais regiões do estado, com potencial para novos temporais.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (08) com ventos de quadrante sul/leste, de intensidade fraca a moderada.

Condições de mar pouco agitado em todas as regiões, com altura de onda de até 1,5 m.