PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/08) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (08/08)

Uma alta pressão sobre o oceano começa a se afastar, o que diminui o transporte de umidade em direção ao continente. Assim, o domingo será de sol com poucas nuvens na Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e com predomínio de sol nas demais áreas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no oeste, 27°C no Litoral Sul e varia de 23°C a 26°C nas demais áreas. À tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (09/08)

Uma massa de ar quente atua sobre SC, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado e favorece um aumento nas temperaturas, principalmente, no período da tarde. Amanhecer com temperaturas mínimas de 7°C a 12°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 12°C a 17°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 27°C a 32°C na porção oeste, Litoral Sul, chegam aos 24°C no Planalto Sul e de 25°C a 28°C nas demais regiões. À tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste a norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (10/08)

A formação de um ciclone sobre o oceano na altura do litoral do Uruguai, de uma frente fria sobre o RS, que avança em direção a SC favorece o aumento de nuvens no decorrer do dia no estado. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuvas e temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul, Grd. Florianópolis. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva (como alagamentos, deslizamentos pontuais). Amanhecer com temperaturas mínimas de 9°C a 13°C nos Planaltos, Meio Oeste, 14°C a 18°C no restante do estado. À tarde, máximas de 31°C no Litoral Norte, de 26°C a 29°C na Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte, de 20°C a 25°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Ventos de nordeste/norte girando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente no litoral e áreas próximas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (11) a atuação e deslocamento de uma frente fria por SC favorece um dia com muitas nuvens e previsão de pancadas de chuvas isoladas. Na quinta-feira (12) o afastamento da frente fria combinada ao transporte de umidade vinda do oceano deixa o dia com muitas nuvens e pancadas de chuvas do Oeste ao litoral.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/08)

Domingo (08) com ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção nordeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.