PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (08/09)

Nesta quarta-feira (08) a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável no estado. Da porção oeste ao Litoral Sul espera-se temporais isolados já a partir da manhã. Nas demais regiões, entre a tarde e noite são esperadas pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Pontualmente, os acumulados de chuva podem ser altos. O risco é moderado a localmente alto para ocorrências relacionadas aos temporais. No período da tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Planalto Norte, variam de 23°C a 27°C na porção oeste, chegam aos 24°C no Litoral Norte, 20°C no Litoral Sul e entre 15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com rajadas que podem chegar aos 75 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (09/09)

A quinta-feira (09) inicia com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas no centro-leste do estado por conta do afastamento da frente fria. No decorrer do dia as condições do tempo se estabilizam nesta região. Assim, o risco é baixo para ocorrências. Nas demais áreas do estado, dia com sol e algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas de 10°C a 15°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde as máximas chegam aos 26°C no Baixo Vale, Litoral Norte, 25°C no Litoral Sul, variam de 17°C a 20°C no Planalto Sul, Meio Oeste e de 20°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de sul a oeste com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente, entre o Meio Oeste e Planaltos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (10/09)

A sexta-feira (10) será marcada pela atuação de uma alta pressão sobre o estado, o que deixa o dia com sol a algumas nuvens. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas de 4°C a 9°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 11°C a 16°C nas demais áreas. Nos pontos mais altos do Planalto Sul e Meio Oeste podem ser ainda menores. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, Baixo Vale, variam de 16°C a 19°C no Planalto Sul, Meio Oeste e 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de oeste passando para quadrante sul com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (11) e domingo (12) a atuação de uma alta pressão deixa o dia com sol a poucas nuvens no estado. O amanhecer de sábado será de temperaturas abaixo dos 10°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana. Durante as tardes do final de semana as máximas sobem gradualmente e variam de 26°C a 30°C no centro-leste e devem chegar aos 34°C no oeste do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/09)

Quarta-feira (08) com ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com rajadas que podem chegar aos 75 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção leste/nordeste em todo litoral. Altura 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) com chance de ressaca no Litoral Sul,  entre 1,5 m a 2,0 m na Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.