PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (08)

No sábado (08), o tempo permanece estável e com predomínio do sol ao longo de todo o dia em SC, devido a atuação de um sistema de alta pressão que influencia o tempo em todo o Sul do Brasil. No período da noite, com a aproximação de uma frente fria, a nebulosidade começa a aumentar pelo estado. O vento médio se mantém fraco ao longo do dia, com velocidades entre 7 e 16 km/h e com rajadas fracas a moderadas, entre 10 e 45 km/h, que devem se intensificar a partir da tarde em áreas do Extremo Oeste e do litoral, com direções variando entre nordeste e noroeste. As temperaturas mínimas oscilam entre 4°C e 6°C entre os planaltos, marcam entre 10°C e 14°C nas áreas litorâneas e entre 7°C e 10°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam de 22°C a 27°C no litoral e em áreas próximas e entre 19°C e 24 °C no restante do estado. Não há riscos associados às condições de tempo.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (09)

No domingo (09) o tempo volta a ficar instável em SC, com a chegada de uma frente fria pelo oeste catarinense ainda no período da manhã e que avança pelo estado ao longo do dia provocando chuva em todas as regiões, que por alguns momentos pode ocorrer de forma intensa e acompanhada por temporais isolados. Vento médio com intensidade fraca a moderada (entre 4 e 25 km/h) de direção nordeste a noroeste, passando para sul/sudeste entre o final da manhã e o início da tarde, com rajadas fracas a moderadas de 10 km/h, chegando a 65 km/h em áreas litorâneas, deixando o mar agitado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, à chuva intensa e às rajadas de vento. As temperaturas mínimas variam entre 6°C e 10°C nos planaltos e Meio-Oeste e ficam entre 11°C e 17°C nas demais regiões. As máximas variam entre 17°C a 28°C no litoral, em todo o Vale do Itajaí, no Planalto Norte, no Meio-Oeste e no Oeste, não subindo muito no Extremo Oeste e no Planalto Sul, oscilando entre 14 e 18°C.

 

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (10)

Na segunda-feira (10) a frente fria segue atuando, deixando o tempo instável em SC, com condições para chuva persistente e trovoadas em todas as regiões ao longo de todo o período. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada (de zero a 25 km/h), de direção E/NE, com rajadas variando entre 12 km/h e 65 km/h (do Oeste aos planaltos e nas áreas costeiras). O risco associado às chuvas e às rajadas de vento é baixo a moderado. As temperaturas mínimas oscilam entre 5°C e 10°C no Extremo Oeste, nos planaltos, no Alto e Médio Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana, já nas demais regiões ficam entre 11°C e 14°C. As temperaturas máximas não sobem muito, marcando entre 7°C e 11°C nos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 11°C e 15°C nas demais regiões.

 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (11) áreas de instabilidade formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) e intensificadas pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica, continuam provocando chuva em todo o estado. Na quarta-feira (12) o tempo fica encoberto, porém sem chuva no Grande Oeste no início do dia, nas demais áreas segue ocorrendo precipitação desde a madrugada.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/10)

Neste sábado (08), O vento médio se mantém fraco ao longo do dia, com velocidades entre 7 e 16 km/h e com rajadas fracas a moderadas, entre 10 e 45 km/h, que devem se intensificar a partir da tarde em áreas do Extremo Oeste e do litoral, com direções variando entre nordeste e noroeste.
Mar pouco agitado em todo o litoral catarinense, ondas de sul/sudeste com alturas entre 1 m e 1,5 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com pico máximo de 2 m e ondulações entre 0,5 m e 1 m no Litoral Norte com pico máximo de 1,5 m.