PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/06)

O aporte de umidade do oceano para o continente mantém condições de chuva para todo o estado nesta quarta-feira (09). Na metade leste, as chuvas ocorrem de forma persistente, enquanto na metade oeste acontecem em forma de pancadas isoladas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos. Os ventos sopram do quadrante leste no estado, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam em torno de 17°C nas áreas litorâneas e 12°C nas demais regiões, enquanto as máximas variam entre 13°C e 16°C nos planaltos e ficam em torno de 19°C nas demais áreas do estado.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/06)

 

O transporte de umidade efetuado tanto do oceano para as áreas litorâneas, quanto da região amazônica para a metade oeste do estado mantém as condições de chuva ao longo de toda a quinta-feira (10). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos e moderado para temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O vento sopra do quadrante norte com intensidade fraca a moderada, com rajadas que chegam pontualmente a 50 km/h. As temperaturas mínimas ficam em torno de 17°C para as áreas litorâneas e entre  12°C e 15°C nas demais regiões. A tarde, a temperatura não sobe tanto e as máximas ficam em torno de 14°C nos planaltos, 19°C nos litorais e 17°C nas demais regiões.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/06)

A passagens das instabilidades juntamente com a entrada de uma área de alta pressão atmosférica muda o tempo no estado ao longo da sexta-feira (11). O dia amanhece nublado, mas o sol aparece no decorrer da tarde. O vento sopra de sul, com intensidade fraca a moderada e com rajadas podendo chegar a 50 km/h em áreas pontuais. As temperaturas caem e as mínimas ficam abaixo de 10°C no Planalto Sul e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. A tarde, em áreas do Plananto e Litoral Norte e Grande Florianópolis, as máximas podem chegar a 24°C, enquanto nas demais regiões variam entre 13°C e 17°C. Há risco moderado para deslizamentos, devido a chuva acumulada dos dias anteriores.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

 

Entre o sábado (12) e domingo (13), o estabelecimento de um sistema de alta pressão sobre o estado e a entrada de uma massa de ar frio mantém o tempo firme no estado, com temperaturas mínimas negativas podendo ser registradas nos planaltos catarinenses.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Na quarta-feira, os ventos sopram do quadrante leste no estado, com intensidade fraca. Rajadas ocasionais de até 45 km/h podem ser observadas no Planalto Sul e Meio Oeste.

 

O mar fica agitado, com ondas de leste, de 2,0 m de altura e picos de 2,5 m, com chance de ressaca do Litoral Sul a Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.