PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (09/09)

A quinta-feira começa com muitas nuvens dos Planaltos ao Litoral de SC e com chuva isolada do centro ao norte do estado, ainda por influência da frente fria associada a um ciclone entre o RS e o Uruguai. No Extremo Oeste e Oeste tempo firme e seco com predomínio de sol, devido a uma massa de ar seco que avança para SC no decorrer do dia e estabiliza gradativamente o tempo nas demais regiões. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 10 e 13°C nos Planaltos, de 11 a 13°C no Oeste e entre 17 e 19°C no Litoral. À tarde máximas entre 22 e 24°C na maior parte do estado e variando em torno de 26°C no Litoral Norte. Vento predominante do quadrante oeste/noroeste, virando para sudoeste/sul no final do dia com rajadas moderadas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul. Mar ainda agitado no LS com picos de ondas de 1,5 a 2,0m. Sem riscos para ocorrências meteorológicas.

 

 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (10/09)

A massa de ar seco, com centro em SC, deixa o tempo firme e seco e com predomínio de sol em todas as regiões do estado. No amanhecer as temperaturas voltam a ficar mais baixas, com mínimas de 3 a 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, entre 12 e 13°C no Litoral e entre 6 e 8°C nas demais regiões. As máximas à tarde variam de 23 a 25°C na maior parte do estado e se aproximam dos 27°C no Litoral Norte. Vento de sul/sudeste no Litoral e de sudoeste/sul no interior do estado, ambos com fraca intensidade, mas com rajadas no mar. O mar fica pouco agitado a calmo no Litoral de SC. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (11/09)

A massa de ar seco começa a se afastar para o mar, mas ainda influencia o tempo em SC, mantendo o tempo estável com predomínio de sol na maioria das regiões. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde, com a virada do vento para a direção leste/nordeste, que favorece o transporte de umidade do mar para o continente. As temperaturas permanecem baixas no amanhecer, ficando abaixo dos 5°C nos Planaltos, entre 7 e 10°C no Oeste e Meio-Oeste e abaixo de 15°C no Litoral. À tarde, as máximas se aproximam dos 28°C no Oeste e não passam de 25°C no Litoral. O vento sopra com fraca intensidade e com direção variável, passando a predominar de leste/nordeste no Litoral. Mar calmo em todo o Litoral de SC. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (12), a circulação marítima mantém a presença e variação de nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado e há condições para chuva fraca e isolada no início do dia.  Nas demais regiões, presença de sol e aumento de nuvens. Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade se formam no PR e avançam para SC, provocando pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Na segunda-feira (13), uma nova frente fria começa a se formar no Sul do Brasil, favorecendo condições para pancadas isoladas de chuva em SC, que começam no início do dia nas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões no decorrer do período. As temperaturas ficam mais elevadas com mínimas abaixo dos 10°C somente nos Planaltos. À tarde faz calor, com máximas superando os 30°C no Oeste e Litoral Sul em especial no domingo. O vento varia de nordeste a noroeste, com rajadas moderadas e persistentes no Litoral no domingo e mais intensas no Oeste na segunda-feira. A agitação marítima volta a aumentar no domingo, acompanhando a intensificação do vento.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/09)

Na quinta-feira (09), vento predominante do quadrante oeste/noroeste, virando para sudoeste/sul no final do dia com rajadas moderadas.

A agitação do mar diminui, com ondas de 1,0m e picos máximos de 1,5 a 2,0m no Litoral Sul. Sem riscos complementares para atividades marítimas.