PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/03)

A quinta-feira (10) começa com a presença de sol e algumas nuvens. A partir da tarde, a combinação do calor, umidade com a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa em curto período. Pontualmente, os temporais podem ser de forte intensidade. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos). Antes da chuva faz calor e as temperaturas máximas ficam próximas a acima dos 30°C. Na porção oeste e Litoral Sul variam de 33°C a 37°C, perto dos 34°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte, variando de 29°C a 32°C nas demais áreas. Ventos com moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de noroeste na porção oeste do estado. A partir da noite, deve virar para sul nas áreas de divisa com o RS.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/03)

Na sexta-feira (11) a frente fria atua em SC e favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa em curto período. Os temporais tendem a ser mais fortes em áreas da Grd. Florianópolis ao norte do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos). O dia começa com sensação de abafamento, com temperaturas mínimas de 16°C a 23°C. À tarde, as máximas chegam aos 36°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí, variam de 29°C a 35°C em boa parte do leste de SC, de 20°C a 25°C na porção oeste e Planalto Sul. Ventos com moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e noroeste na porção oeste, virando para quadrante sul a partir da tarde.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/03)

O sábado (12) será marcado pelo afastamento da frente fria e a entrada de uma alta pressão deixa o dia com variação de nuvens a nublado no estado, com chance de chuva no centro-leste de SC a qualquer momento do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências. O dia começa com temperaturas mínimas perto dos 10°C na Serra, variam de 17°C a 23°C no litoral e de 14°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas ficam amenas em grande parte do estado, não passam dos 16°C na Serra, dos 25°C no litoral e de 20°C na porção central. Já no Extremo Oeste chegam aos 27°C. Ventos de sul a sudeste com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) em áreas do litoral.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (13) será de variação de nuvens a nublado com chance de chuva a qualquer momento do dia em todo estado. Na segunda-feira (14) as nuvens tendem a diminuir no Extremo Oeste e Oeste, enquanto que no centro-leste permanece com a presença de nuvens e chance de chuva isolada. Nos dois dias as temperaturas à tarde seguem amenas no centro-leste, variando de 17°C a 25°C. No Oeste e Extremo Oeste variam de 27°C a 31°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/03)

Quinta-feira (10) com ventos de moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de noroeste na porção oeste do estado. A partir da noite, deve virar para sul nas áreas de divisa com o RS.

Ondas com direção leste/nordeste e altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul. Demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m.