PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (10)

O transporte de umidade em direção ao leste do estado, favorecido pelo ciclone em alto mar, combinado ao aquecimento diurno ocasionam chuvas isoladas no litoral, Vale e áreas próximas. Não se descarta a chance de temporais bem isolados à tarde. A chuva deve ser irregular, mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. As rajadas de ventos podem chegar aos 60 km/h, de quadrante sul, em localidades do litoral, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí devido ao ciclone. Assim, o risco é moderado para desastres. Nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí, 29°C no Planalto Norte, Grd. Florianópolis, porção oeste, 27°C no Litoral Sul e 24°C no Planalto Sul. Ventos de quadrante sul na faixa leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (11)

A umidade vinda do oceano combinada ao aquecimento diurno favorece chuva isolada em áreas do Litoral Norte e Vale, principalmente no período da tarde. Nas demais regiões, a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a algumas nuvens. Há chance de chuva bem isolada em localidades do Litoral Sul à tarde. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 7°C) e amenas nas demais regiões: 13°C a 21°C no litoral, Vale e de 10°C a 15°C nas demais áreas. Há chance de geada isolada no Planalto Sul no começo do dia. À tarde, as máximas chegam aos 32°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí, 25°C no Planalto Sul e variam de 27°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de nordeste nas demais regiões, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, perto dos 50 km/h, no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (12)

Dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado devido atuação de um sistema de alta pressão. Devido ao calor e umidade, há chance de chuva bem isolada, rápida em localidades do litoral e áreas próximas ao final do dia. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 7°C), amenas (16°C a 22°C) no litoral, Vale e parte do Planalto Norte e de baixas a amenas (8°C a 15°C) nas demais áreas. Há chance de geada isolada no Planalto Sul. À tarde, as máximas chegam aos 34°C no Vale, variam de 28°C a 32°C na porção oeste, Planalto e Litoral Norte, até 26°C no Planalto Sul e 28°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de nordeste nas demais regiões, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (13) e domingo (14) predomina o sistema de alta pressão sobre o estado, o que deixa o final de semana com sol e poucas nuvens. Porém, à tarde, devido ao calor e umidade, não se descarta a chance de chuva de forma isolada, mal distribuída em localidades do litoral, Vale.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (10) com ventos de quadrante sul na faixa leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos podem chegar aos 60 km/h, de quadrante sul, em localidades do litoral, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí devido ao ciclone.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura das ondas até 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e 1,5 m nas demais áreas litorâneas.