PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (10/05)

Nesta terça-feira (10), a presença de instabilidades na atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva ainda pela manhã no Grande Oeste catarinense. No decorrer do dia as áreas de instabilidade se deslocam em direção às demais regiões, fornecendo condições para temporais isolados e chuva pontualmente intensa. O risco para ocorrências associadas aos temporais (raios e rajadas de vento) e chuva intensa (alagamentos e deslizamentos) é moderado. O dia ainda amanhece com temperaturas abaixo dos 10°C entre o Planalto Sul, Meio Oeste e Planalto Norte. Por conta do tempo mais encoberto, principalmente entre os Planaltos e o Grande Oeste, as temperaturas não sobem muito e não passam dos 22°C. No litoral e áreas próximas as máximas variam entre 22°C e 26°C.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11/05)

Na quarta-feira (11) o tempo segue instável entre a madrugada e manhã em Santa Catarina. A rápida passagem de uma frente fria pelo litoral do estado fornece condições para pancadas de chuva em toda SC, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à temporais isolados e chuva pontualmente intensa entre o Meio Oeste e Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. A partir da tarde, com o deslocamento do sistema para o oceano não há mais condições para chuva no estado, permitindo a presença de sol entre nuvens a partir do Extremo Oeste. As mínimas variam entre 10 e 15°C do Grande Oeste aos Planaltos entre 14 e 18°C nas demais regiões. A tarde as temperaturas ficam abaixo de 20°C em grande parte do estado, com exceção nas áreas litorâneas que atingem valores entre 22 e 26°C.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12/05)

Na quinta-feira (12), uma área de alta pressão passa a influenciar o tempo em Santa Catarina. Com isso, o tempo volta a ficar estável em todo o estado e com o sol predominando em todas as regiões. Apenas entre o Litoral e nas áreas próximas há variação de nebulosidade por conta da umidade deslocada do oceano em direção à costa. Pela manhã as temperaturas chegam aos 5°C nos pontos mais altos da serra e variam entre 7°C e 10°C no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Entre o Litoral, Baixo e Médio Vale as mínimas ficam entre 11°C e 16°C. Durante a tarde as temperaturas variam entre 21°C e 24°C no Extremo Oeste, Oeste e ao longo do Litoral. Nas demais áreas temperaturas entre 17°C e 20°.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (13) o sistema de alta pressão se desloca em direção ao oceano e favorece o transporte de umidade do mar em direção à costa catarinense, o que mantém o dia com muitas nuvens e chance de chuva fraca e isolada. No sábado (14), uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável e com chance de chuva a partir do Extremo Oeste do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/05)

Terça-feira (10) com ventos soprando de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 30 km/h e 60 km/h no final do dia.

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.