PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (10/08)
Quarta-feira (10) marcada pelo tempo instável em SC, com rajadas de ventos de moderada a forte intensidade no litoral e áreas próximas por conta do deslocamento de um ciclone extratropical em direção ao mar. A chuva é persistente, com moderada a forte intensidade em alguns momentos, o que ocasiona elevados acumulados de chuva dos Planaltos ao litoral. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações. No Grande Oeste, a chuva vem na forma de pancadas de chuva, com chance de temporais isolados, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas. A partir da noite a tendência é de melhora nas condições do tempo por conta da aproximação de uma massa de ar frio. Ventos com direção sudeste/sul, com intensidade de 25 a 40 km/h. Rajadas de ventos de 55 a 85 km/h (pontualmente podendo se aproximar dos 100 km/h) no litoral e áreas próximas. Por isso, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas aos ventos, como destelhamentos, queda de árvores, de galhos, danos à rede elétrica. As temperaturas ficam amenas à tarde, não passando dos 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale, Grd. Fpolis., de 10°C na Serra e de 10°C a 15°C nas demais áreas.
PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (11/08)
 
Quinta-feira (11) marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que deixará o tempo estável, com sol a variação de nuvens em grande parte de SC. No litoral e áreas próximas com maior presença das nuvens e chance de chuva de forma isolada, de fraca intensidade. Por conta da chuva já ocorrida nos últimos dias, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações. Ventos de sul/sudeste a leste, com intensidade de 15 a 35 km/h. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) no litoral na madrugada e diminuindo de intensidade ao longo do dia. Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas de 0°C a 5°C em pontos isolados dos Planaltos, Meio Oeste. Nestas áreas, a sensação de frio deve ser maior, o que indica um risco moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso. Há chance de congelamento de pistas na Serra. Ainda, as mínimas variam de 9°C a 15°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 4°C a 9°C nas demais áreas. À tarde, as máximas são amenas, variando de 14°C a 17°C na porção central e de 16°C a 20°C nas demais regiões.
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (12/08)
 

A sexta-feira (12) será marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que favorece condições de tempo estáveis em boa parte de SC. Em localidades da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, as nuvens devem ser mais presentes e não se descarta a chance de chuva fraca, bem isolada. Por conta das chuvas dos dias anteriores, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos deslizamentos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C e chance de geada em pontos isolados da Serra, de 11°C a 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5°C a 10°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 15°C na Serra, de 18°C a 20°C no Grd. Oeste, Litoral Sul e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, em localidades do Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Sábado (13) e domingo (14) de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Na tarde de domingo, em localidades do Extremo Oeste e Oeste há chance de pancadas de chuva isoladas. As temperaturas aumentam gradativamente, com mínimas de 7°C a 12°C na porção central e de 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 23°C na Serra, variam de 22°C a 26°C no Grande Oeste, Litoral Sul e de 19°C a 24°C nas demais regiões.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/08)
 

Quarta-feira (10) com ventos de direção sudeste/sul, com intensidade de 25 a 40 km/h. Rajadas de ventos de 55 a 85 km/h (pontualmente podendo se aproximar dos 100 km/h) no litoral e áreas próximas. Por isso, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas aos ventos, como destelhamentos, queda de árvores, de galhos, danos à rede elétrica.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m a 4,0 m no Litoral Sul e acima de 4,0 m (com picos perto dos 5,0 m) nas demais áreas litorâneas. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima, ressaca. Ainda, esta condição aliada a fase da lua cheia, há um risco moderado para alagamentos costeiros.