PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/12)

Nesta quinta-feira (10), há predomínio de céu aberto a poucas nuvens no oeste do estado, na faixa centro-leste há maior nebulosidade variável, principalmente, no Litoral Norte. Devido à presença de áreas de instabilidades, calor e umidade, há condições para pancadas rápidas de chuva entre o Litoral e Planalto Norte, e na Grd. Florianópolis Serrana. O amanhecer será de temperaturas baixas no Planalto Sul, com até 8°C. Na faixa centro-oeste, as temperaturas variam entre 12°C e 18°C. No litoral as mínimas serão em torno de 18°C. No decorrer do dia, as máximas variam de 31°C a 36°C entre o Extremo Oeste e Planalto Norte. Nas demais regiões entre 22°C e 30°C. Os ventos, de quadrante leste a norte, sopram com fraca a moderada intensidade, há condição para rajadas isoladas de até 45 km/h entre os planaltos e Meio Oeste. Assim, há um baixo risco potencial para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/12)
A sexta-feira (11) é marcada pela nebulosidade e garoa/chuva fraca isolada no amanhecer entre o litoral e planaltos. No oeste há presença de céu aberto e variação de poucas nuvens. Devido à umidade transportada do oceano para o continente, há condições para chuva rápida de fraca intensidade entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte. As temperaturas mínimas serão em torno de 9°C no Planalto Sul, Entre 16°C e 20°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte, e no litoral variam de 21°C a 24°C. No decorrer do dia há o aumento das temperaturas e as máximas variam de 30°C a 37°C. Os ventos sopram, no geral, de quadrante norte com fraca a moderada (até 45 km/h) intensidade. Há um baixo risco potencial para desastres.
PREVISÃO PARA SÁBADO (12/12)

O sábado (12) é marcado por céu aberto com variação de nuvens em todo o estado no amanhecer. No litoral, devido ao fluxo de umidade do oceano, há condições para garoa/chuva fraca. Com o avanço de áreas de instabilidades, calor e umidade, ao longo do dia, há um aumento da cobertura de nuvens em todo o estado e há possibilidade de pancadas de chuva isolada, com raios a qualquer hora do dia entre o Meio Oeste e o litoral. As temperaturas se elevam em comparação aos dias anteriores e a mínima é de 12°C no Planalto Sul.  Do Extremo Oeste ao Planalto Norte, variam de 17°C a 21°C. No litoral as mínimas ficam entre 22°C e 24°C. No decorrer do dia, as máximas ficam acima de 30°C em quase todo o estado. No Extremo Oeste e Litoral Sul podem chegar aos 37°C. Há um risco potencial baixo a localmente moderado para desastres em Santa Catarina.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (13) e na segunda-feira (14), devido à presença de calor, à disponibilidade de umidade e à aproximação de áreas de instabilidades, há condição para temporais isolados em Santa Catarina.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/12)

Quinta-feira (10) com ventos de leste no litoral e de leste/nordeste no centro-oeste com fraca intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas isoladas de até 45 km/h.
Ondas com direção sudeste/leste em todo o litoral. Altura de 1m a 1,5m (picos de até 2 m) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis.