PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/03)

Na sexta-feira (11) uma frente fria deixa o tempo instável em SC, com muitas nuvens e pancadas de chuvas. Há chance de temporais isolados, já pela manhã, na porção oeste e a partir da tarde na metade leste do estado, principalmente, da Grd. Florianópolis ao norte do estado. Pontualmente, há chance de chuva intensa em curto período. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e chuva intensa (como  alagamentos, deslizamentos). À tarde, as máximas não passam dos 24°C na porção oeste. Na metade leste de SC, as máximas ficam mais altas, variando de 32°C a 35°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte e entre 27°C a 30°C nas demais regiões. Ventos com moderada intensidade no estado e de quadrante norte da Grd. Florianópolis ao norte do estado, mas que no decorrer do dia passam para o quadrante sul. Nas demais regiões, ventos de sul. Rajadas de ventos com moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/03)

No sábado (12) o afastamento de uma frente fria combinado a entrada de uma massa de ar frio (alta pressão) favorece a disponibilidade de umidade e a presença de muitas nuvens sobre o estado. Há chance de chuva isolada, a qualquer momento do dia. O risco é baixo para ocorrências. O dia amanhece com temperaturas mínimas perto dos 12°C na Serra, de 18°C a 20°C no litoral e entre 15°C a 18°C no restante do estado. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as temperaturas máximas não ficam tão altas como nos últimos dias, variando de 23°C a 26°C no Extremo Oeste, Oeste, não passando dos 24°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí, 20°C na porção central e dos 16°C na Serra. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de sul/sudeste passando para leste em todo estado. Rajadas de ventos com moderada intensidade (em torno de 55 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/03)

No domingo (13) a formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral de SP, do PR e de outro sobre o Paraguai deixa o dia com variação de nuvens a nublado, favorecendo a previsão de pancadas de chuvas a qualquer momento do dia. Ainda, podem ocorrer temporais isolados, entre a tarde e noite, na metade leste de SC. O risco para ocorrências é baixo a moderado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 11°C na Serra, de 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale do Itajaí, 26°C no Extremo Oeste, até 17°C na Serra e variando de 17°C a 24°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de sul/sudeste a leste em todo estado.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (14) a convergência do escoamento de uma baixa pressão com um sistema de alta pressão (próximo ao RS) favorece o deslocamento de umidade em direção ao leste de SC e deixa o dia com muitas nuvens e chuva isolada. Demais áreas com sol e algumas nuvens. Na terça-feira (15) a alta pressão  favorece o fluxo de umidade em direção litoral, Vale do Itajaí, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Nas demais áreas com sol e algumas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/03)

Sexta-feira (11) com ventos de moderada intensidade no estado e de quadrante norte da Grd. Florianópolis ao norte do estado, mas que no decorrer do dia passam para o quadrante sul. Nas demais regiões, ventos de sul. Rajadas de ventos com moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no litoral e áreas próximas.

Ondas com direção leste passando para sul/sudeste no decorrer do dia e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) em todo litoral catarinense. Há um risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.