PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/04) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (11/04)

A presença de áreas de baixa pressão atmosférica e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica provocam chuvas, por vezes em forma de temporais, em toda Santa Catarina nesta segunda-feira (11). A chuva inicia na porção oeste já no início da manhã e se propaga em direção às demais regiões do estado entre a tarde e noite. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de ventos, raios e eventual queda de granizo) e chuva intensa (enxurradas, alagamentos e deslizamentos pontuais) em todas as regiões de divisa com o RS e na Grande Florianópolis, enquanto que entre Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte o risco é moderado. Os ventos sopram de nordeste em SC, com intensidade fraca a moderada. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (12/04)

Na terça-feira (12), a formação e avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em Santa Catarina. A chuva deve ser intensa e volumosa, podendo ocorrer na forma de temporais, iniciando na metade oeste do estado já durante a madrugada e avançando para as demais regiões catarinenses ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de ventos, raios e eventual queda de granizo) e a chuva intensa e volumosa (enxurradas, alagamentos e deslizamentos pontuais). Os ventos sopram predominantemente de noroeste em SC, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas máximas variam de 18°C, no Planalto Norte, a 26°C, no Litoral Sul. Nas demais regiões, oscilam entre 21°C e 23°C.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (13/04)

A frente fria se afasta de Santa Catarina, mas as instabilidades a ela associadas mantêm o tempo nublado e com chance de chuvas fracas  no estado durante toda a quarta-feira (13). O dia amanhece com temperaturas entre 14°C e 16°C nos planaltos e áreas mais elevadas do Meio Oeste, enquanto que no litoral as mínimas ficam em torno dos 19°C. No período da tarde, por conta da maior presença de nebulosidade e do ventos que sopram de sul, a temperatura se mantém amena, variando de 20°C a 23°C em grande parte de SC. Apenas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas máximas podem chegar a 28°C. Os ventos sopram de quadrante sul em Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (14), a umidade vinda do oceano deixa o dia nublado e com chance de chuvas do litoral aos planaltos, enquanto que na metade oeste do estado, a entrada de um sistema de alta pressão mantém o dia com sol e poucas nuvens. Na sexta-feira (15), o sistema de alta pressão avança para todas as regiões do estado e junto a uma massa de ar frio, faz com que as temperaturas em todo o estado diminuam consideravelmente, com chance de geadas e registo de temperaturas negativas nas áreas mais altas do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/04)

Os ventos sopram de nordeste nesta segunda-feira (11), com intensidade fraca a moderada na maior parte do estado. No Litoral Sul, rajadas de até 60 km/h podem ser observadas. 

Ondas de direção leste, com altura de 1,0 m a 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e de até 2 m no Litoral Sul.