PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (11)

Nesta terça-feira (11) uma nova frente fria avança sobre Santa Catarina, provocando aumento de nebulosidade e pancadas de chuva em todo o estado. A chuva inicia pela divisa com o RS a partir do final da manhã e se espalha para as demais regiões entre a tarde e noite. Em alguns momentos a chuva deve ser mais intensa e provocar acumulados altos em curto intervalo de tempo. Portanto, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa como alagamentos e deslizamentos pontuais. As mínimas variam de 6°C a 14°C entre a porção oeste até a Grande Florianópolis serrana e de 13°C a 18°C na faixa litorânea e áreas próximas. Durante a tarde as máximas chegam aos 25°C no oeste e Litoral Norte e variam de 16°C a 24°C nas demais áreas. Ventos variando do quadrante noroeste na primeira metade do dia e do quadrante sul no final do dia com rajadas pontuais de moderada intensidade (até 50 km/h).

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12)

Ao longo da quarta-feira (12) a frente fria se desloca sobre SC e a chuva ocorre especialmente entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, planalto e litoral norte. Pela persistência, sobretudo na madrugada e manhã, os acumulados de chuva podem ser altos e em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa como alagamentos e deslizamentos pontuais. Entre a porção oeste e o Litoral Sul a nebulosidade diminui a partir da manhã por conta do avanço de uma nova massa de ar frio. As mínimas devem ocorrer na noite da quarta-feira, com 2°C nos pontos mais altos da serra, variando de 7°C a 11°C entre a porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. Ventos do quadrante sul de fraca moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13)

Na quinta-feira (13) o avanço de uma massa de ar frio deixa o dia sem previsão de chuva, com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. O destaque fica para as baixas temperaturas entre a madrugada e o amanhecer. As mínimas chegam a 1°C no Planalto Sul – nos pontos mais altos da serra a temperatura pode ser negativa e com chance de geada – variam de  4°C a 9°C entre a porção oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grd. Florianópolis serrana e entre 9°C e 12°C nas demais regiões. A tarde as temperaturas ficam amenas, com máxima de 24°C no oeste e variam 16°C a 21°C nas demais regiões. Vento com fraca intensidade do quadrante sul/sudeste na porção leste catarinense e de leste/nordeste na porção oeste do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na sexta-feira (14), a massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano e o frio pela manhã diminui, deixando o tempo com predomínio de sol a poucas nuvens. Há chance de chuva rápida e isolada no oeste por conta de áreas de instabilidade que se formam no Paraguai. No sábado o a massa de ar frio se desloca para o oceano, porém o tempo permanece estável  e sem previsão de chuva em Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (11) com ventos variando do quadrante noroeste na primeira metade do dia e do quadrante sul no final do dia com rajadas pontuais de intensidade moderada (até 50 km/h).

Ondas com direção leste a sul e altura de até 1,5 m ao longo da costa catarinense.