PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (11/09)

Uma massa de ar seco segue atuando em boa parte do estado neste sábado (11), com predomínio de sol do Oeste aos Planaltos e variação de nuvens no Litoral. Nas áreas mais próximas ao Paraná, há maior presença de nebulosidade no amanhecer. Nos Planaltos e Meio Oeste, as mínimas variam entre 5°C e 8°C, enquanto as máximas ficam entre 20°C e 26°C.  Já no Oeste e Vale do Itajaí, as temperaturas variam entre 9°C e 28°C.  No Litoral, ficam entre 13°C e 23°C, de forma geral. Os ventos sopram de leste nas áreas litorâneas e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade fraca.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (12/09)

No domingo (12), o intenso aquecimento combinado com o aumento de umidade provocam temporais isolados nas regiões do Oeste, Planaltos e Litoral Sul a partir da tarde. O risco para ocorrências é baixo a moderado. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima mantém o dia nublado, com breves aberturas de sol. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C, enquanto as máximas ficam entre 33°C e 35°C na metade oeste do estado e entre 25°C e 28°C nas demais regiões. Os ventos sopram do quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (13/09)

Na segunda-feira (13), a formação de um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável no estado, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, do Oeste ao Litoral Sul. Nestas regiões, durante o dia há risco de temporais e somente a partir da noite a previsão é que a chuva venha de forma mais organizada, com possibilidade de acumulados pontualmente altos em um curto espaço de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa. Nas demais regiões, há chance de temporais isolados na parte da tarde.  As temperaturas máximas podem passar dos 30°C no Oeste e áreas próximas ao Paraná. Os ventos sopram de norte e com rajadas entre 50 e 70 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Os próximos dias da semana serão marcados pelo tempo instável e com possibilidade de chuva volumosa no estado. Na terça-feira (14), com a aproximação e passagem de uma frente fria, a chuva avança para as demais áreas do estado, de forma organizada e com volumes altos em curto espaço de tempo. Há risco para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa, principalmente.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/09)

 Os ventos sopram de leste nas áreas litorâneas e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade fraca.

 

Ondas de direção leste, com altura de 0,5 e 1 m em todo o litoral catarinense.