PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11)

Nesta sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade provocam pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados, principalmente entre o Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí. O risco para ocorrências meteorológicas associadas a esta condição é baixo a moderado. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul a chuva chega entre o final da tarde e noite, também em forma de pancadas isoladas. As temperaturas ao amanhecer variam entre 10°C e 14°C nos planaltos e entre 15°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas  chegam aos 27°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e variam entre 18°C e 24°C no restante do estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (12)

No sábado (12), a umidade vinda do oceano mantém o dia com variação de nebulosidade do litoral aos planaltos. Nas demais regiões, o dia inicia com predomínio do sol e tempo estável. Entre a tarde e a noite, a aproximação de novas áreas de instabilidades combinadas ao calor e a umidade vindas da região amazônica provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo e o Meio-Oeste. O risco para ocorrências associadas a esta condição é baixo a moderado. Os ventos sopram de norte na porção oeste do estado e de leste entre os planaltos e o litoral, com intensidade fraca. As temperaturas no período da tarde chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 29°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13)

A formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai ao longo do domingo (13) intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, o que favorece a ocorrência de chuvas em todo o estado. A chuva inicia no Extremo Oeste ainda na madrugada e vai se propagando para as demais regiões ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de temporais, com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e com intensidade pontualmente forte, podendo causar transtornos como alagamentos e deslizamentos. O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo a moderado. Os ventos sopram de quadrante norte em todo o estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h em todas as regiões de divisa com o RS.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (14), a formação de uma frente fria associada ao ciclone segue provocando chuvas em Santa Catarina, especialmente no centro-leste do estado. Na terça-feira (15), uma área de alta pressão estabiliza o tempo, mantendo o dia ensolarado em todas as regiões catarinenses.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/11)

Os ventos sopram de quadrante leste pelo estado, com intensidade fraca.

Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura entre 0,5 m e 1,0 m.