PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12/01)

Na quarta-feira (12) a circulação marítima perde intensidade, mas ainda favorece um dia com sol intercalando com momentos com muitas nuvens no litoral, Vale do Itajaí e norte do estado. No período da tarde, há chance de chuva bem isolada em localidades do norte do estado. O risco é baixo para ocorrências. Nas demais regiões, por conta de uma massa de ar quente, dia de predomínio de sol a poucas nuvens. À tarde, faz calor e as temperaturas máximas variam de 33°C a 37°C na porção oeste (pontualmente podendo chegar aos 40°C) e de 27°C a 32°C no centro-leste do estado. Ainda, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, Planalto Sul, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos com direção oscilando de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13/01)

Na quinta-feira (13) uma massa de ar quente favorece um dia de calor em todo estado. Isto combinado com a disponibilidade de umidade ocasiona pancadas de chuvas bem isoladas, irregulares e mal distribuídas com trovoadas em localidades do Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e porção oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C no Planalto Sul, entre 13°C a 17°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana e de 17°C a 22°C nas demais regiões. À tarde, faz calor e as máximas variam de 33°C a 37°C na porção oeste (pontualmente chega aos 40°C) e de 28°C a 32°C nas demais áreas. Ainda, a umidade deve ficar abaixo dos 30% no Planalto Sul, Meio Oeste e localidades ao sul do Oeste catarinense, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14/01)

Na sexta-feira (14) a combinação do calor, disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente, no centro-leste de SC a partir da tarde. O risco é baixo a moderada para ocorrências relacionadas à chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas perto de 12°C no Planalto Sul, 15°C a 18°C no Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana, Meio Oeste e de 18°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, persiste o calor em todo estado, com máximas de 27°C a 33°C no norte do estado, Planalto Sul, de 32°C a 37°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (15) e domingo (16) o calor combinado a umidade segue favorecendo a condição para pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais, entre a tarde e noite no centro-leste de SC. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C em todo estado e, pontualmente, podem variar de 36°C a 40°C no litoral, Vale do Itajaí, Oeste e Extremo Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/01)

Quarta-feira (12) com ventos de direção oscilando de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.