PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/03)

No sábado (12) a frente fria se afasta do estado e um sistema de alta pressão se aproxima de SC, o que favorece a convergência e o deslocamento de umidade em direção ao estado. Assim, o dia será nublado a variação de nuvens (com algumas aberturas em que o sol aparece), mas com chance de chuva a qualquer momento do dia, principalmente, do Meio Oeste ao litoral. À tarde, as temperaturas máximas ficam amenas em todo estado, chegando aos 25°C no Oeste, variando de 19°C a 24°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí, até 16°C na Serra e até 20°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção sul/sudeste em todo litoral. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/03)

No domingo (13) uma Baixa pressão próxima ao litoral de SP, PR e a atuação de uma Alta pressão entre o Uruguai e o RS favorece a convergência e o deslocamento de umidade em direção ao estado. Isto combinado a cavados deixam o dia com muitas nuvens, pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados), entre a tarde e noite, do Meio Oeste ao litoral. Nestas áreas, pontualmente, pode ocorrer chuva intensa em curto período. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, chuva intensa. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 11°C na Serra, de 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana, de 17°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas são amenas em grande parte de SC, não passando dos 25°C no litoral, dos 17°C na Serra e de 20°C nas demais áreas do centro-leste. Já no Oeste as máximas variam de 25°C a 28°C. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção sul/sudeste em todo estado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (14/03)

Na segunda-feira (14) a convergência e deslocamento de umidade do oceano em direção ao centro-leste de SC segue sendo favorecida por conta dos ventos vindos de um sistema de Baixa pressão no litoral do Sudeste com aqueles vindos de uma alta pressão próxima ao litoral do RS. Isto deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada do Meio Oeste ao litoral. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 12°C na Serra, de 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana, de 17°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas voltam a subir gradualmente no estado, variando de 26°C a 30°C na porção oeste, de 26°C a 28°C no Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte, de 22°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção sul/sudeste em todo estado.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (15) e quarta-feira (16) começam com sol e poucas nuvens no estado. Mas, entre as tardes e noites destes dias, há chance de chuva isolada do Meio Oeste ao litoral por conta da disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. As temperaturas máximas seguem em gradual elevação, variando de 30°C a 32°C no Oeste, chegando aos 30°C no Litoral Sul e entre 25°C a 29°C nas demais regiões do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/03)

Sábado (12) com ventos de fraca a moderada intensidade, com direção sul/sudeste em todo litoral. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) em todo litoral catarinense. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.