PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (12/06)

O domingo (12) começa com chance de geada ampla, de congelamento de pistas, temperaturas baixas e sensação de frio em Santa Catarina, por conta da atuação de uma massa de ar frio, de origem polar. Com a presença do sol a geada se dissipa e predomina a condição de céu aberto a poucas nuvens no estado. À tarde, as temperaturas chegam aos 11°C no Planalto Sul, 14°C no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, variam de 10°C a 13°C no Grande Oeste e entre 16°C a 18°C nas demais áreas. Durante a noite, as temperaturas voltam a cair e a sensação de frio permanece. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à onda de frio. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (13/06)

A segunda-feira (13) inicia com chance de geada em boa parte de SC, temperaturas baixas e sensação de frio, devido a atuação de uma massa de ar frio, de origem polar. Com a presença do sol a geada se dissipa pela manhã e predomina a condição de sol e poucas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos -5°C na Serra, -2°C no Meio Oeste, em torno de 3°C no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Fpolis. Serrana, perto dos 6°C no Litoral Sul e de 6°C a 11°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas chegam aos 19°C no litoral, áreas próximas e ficam próximas aos 16°C em boa parte de SC. Segue o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à onda de frio. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (14/06)

Na terça-feira (14) a massa de ar frio se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece geada no amanhecer em pontos isolados de SC e a manutenção do tempo estável, com sol e poucas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra, de 1°C a 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, dos 6°C na Grd. Fpolis. Serrana, 8°C no Litoral Sul e de 7°C a 12°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas variam de 19°C a 21°C no Grande Oeste, litoral, áreas próximas e de 15°C a 18°C nos Planaltos. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à onda de frio. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h), principalmente, no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (15) e boa parte da quinta-feira (16) será de sol com poucas nuvens em SC. A partir da noite de quinta (16), a atuação de cavados combinados ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorecem a formação de uma nova frente fria e o retorno da chuva em áreas da porção oeste e Planalto Sul a partir do final da noite de quinta-feira (16).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/06)

Domingo (12) com ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m a 3,0 m (com picos de até 4,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca. A combinação de mar agitado, ventos de sudoeste/sul e a lua cheia há risco moderado a alto para alagamentos costeiros.