PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12/08)

Nesta quinta-feira (12) o dia será marcado por nebulosidade e chuva persistente, especialmente nas áreas ao norte do estado, devido a atuação de uma baixa pressão combinada a umidade vinda do oceano. Assim, o risco é moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e deslizamentos pontuais entre o norte do estado, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. A presença das nuvens impede uma grande variação de temperatura, no centro-leste de SC e ficam entre 6°C a 15°C. Na porção oeste, com mais aberturas de sol, as temperaturas vão de 6°C a 20°C à tarde. Os ventos sopram de sudeste/leste com intensidade moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/08)

Na sexta-feira (13) persistem as condições para nebulosidade e chuva persistente em grande parte do estado, especialmente do meio oeste ao litoral, devido a atuação de uma baixa pressão combinada com a umidade vinda do oceano. Mantém-se o risco moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e deslizamentos pontuais entre o norte do estado, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. A presença de nebulosidade ainda impede grandes variações de temperatura, que registram valores entre  6°C a 14°C. Na porção oeste as temperaturas sobem em relação ao dia anterior, marcando de 9°C a 21°C. Os ventos sopram de leste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/08)

No sábado (14) a chuva começa a enfraquecer no estado, com o afastamento das instabilidades. Apesar disso, ao longo do dia ainda são esperadas chuva rápidas entre a Grd. Florianópolis e norte do estado, devido ao fluxo de umidade do oceano. Já nas demais regiões o sol intercala com períodos de nebulosidade, especialmente na porção oeste onde não há previsão de chuva. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas e se concentram no período da manhã, associado a chuva já registrada nos dias anteriores. Ao longo da tarde as temperaturas marcam valores entre 15 a 20°C no centro-leste e de 20 a 25°C na porção oeste.

 TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (15) e segunda-feira (16) novas áreas de instabilidade avançam sobre a região sul e podem provocar temporais isolados no estado, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas a chuva intensa e rajadas de ventos ocasionais.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/08)

Quinta-feira (12) com ventos de quadrante sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h no litoral e áreas próximas.

Ondas com direção de quadrante sul/sudeste. Altura variando em todas as regiões de 1,0 a 1,5 m.