PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/10) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (12/10)

Na terça-feira (12), a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuva no centro-leste do estado. A chuva deve ocorrer de forma mais persistente sobretudo entre a madrugada e início da tarde entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde os acumulados esperados são pontualmente elevados. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Na porção oeste, o sol volta a aparecer entre nuvens, com máxima de até 28°C na região. Nas demais áreas, as temperaturas não passam dos 22°C. Os ventos sopram de nordeste no litoral e variam de oeste a sudeste entre os Planaltos e Extremo Oeste de Santa Catarina.  

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (13/10)

Ao longo da quarta-feira (13), a circulação marítima perde força e o tempo estabiliza, com o sol aparecendo aparecendo entre nuvens no estado. A partir da noite, volta a chover no oeste catarinense por conta da atuação de uma área de baixa pressão. A chuva vem organizada e acompanhada de raios. Não se descarta temporal de forma isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências. A manhã é de temperaturas entre 10°C e 15°C dos Planaltos ao Oeste e entre 15°C e 18°C no litoral e Vale do Itajaí. Durante a tarde, as máximas se aproximam dos 28°C no Extremo Oeste e variam de 21°C a 26°C nas demais áreas. Os ventos sopram de nordeste e com rajadas de até 60 km/h no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (14/10)

A quinta-feira (14) inicia com tempo instável em Santa Catarina. Entre a madrugada e a manhã, a chuva avança do oeste ao centro-leste do estado, acompanhada de descargas elétricas. Há possibilidade de volumes altos em curto espaço de tempo, com risco baixo a moderado para ocorrências nas regiões do Oeste ao Planaltos. No decorrer do dia, o sol volta a aparecer entre nuvens. Durante a tarde, há chance de pancadas isoladas de chuva na porção oeste. Amanhecer com temperaturas entre 11°C e 15°C no Planalto Sul e Meio Oeste e 15°C e 18°C nas demais áreas. As máximas chegam aos 28°C no Oeste, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí e aos 24°C nas demais regiões. Ventos sopram do  quadrante  norte.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (15), com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, permanece a condição de tempo instável no estado. A chuva inicia pelo oeste a partir da madrugada e se espalha para as demais áreas no decorrer do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/10)

Os ventos sopram de leste passando para nordeste no decorrer do dia,  com rajadas de até 60 km/h no litoral.

Mar agitado, com ondas de direção leste com altura entre 1,5 m e 2,0 m.