PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (13)

No centro-leste de SC, áreas de baixa pressão combinadas ao aquecimento diurno favorecem variação de nuvens (sol aparece em alguns momentos), pancadas de chuvas, principalmente, a partir da tarde. Na porção oeste, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, típicas de verão. Há chance de temporais isolados (com raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo e, pontualmente, chuva intensa) no estado. A chuva deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Logo, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas são altas no Litoral, Vale (29ºC a 35ºC), até 26ºC no Planalto Sul e variando de 25ºC a 30ºC nas demais regiões. Entre o Litoral Norte e Baixo/Médio Vale as máximas podem chegar aos 35ºC. Ventos com direção nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (14)

O deslocamento de áreas de instabilidade, a partir da tarde, pelo estado favorecem pancadas de chuvas. Há chance de temporais isolados (chuva de moderada a forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). À noite, a chuva pode ser mais intensa entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e parte da Grd. Florianópolis por conta da formação de uma onda frontal sobre o oceano. Logo, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 11ºC no Planalto Sul, 17ºC a 24ºC no Litoral, Vale, 12ºC a 17ºC nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 33ºC a 37ºC no Litoral Norte, Vale, até 26ºC no Planalto Sul e 27ºC a 32ºC nas demais regiões. Ventos com direção leste/nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15)

Atuação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde favorecem pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens) no estado. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. Logo, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 10ºC no Planalto Sul, 16ºC a 22ºC no Litoral, Vale, 11ºC a 16ºC nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais elevadas no Vale e Litoral Norte (33ºC a 37ºC). No Planalto Sul chegam aos 27ºC e nas demais regiões variam de 27ºC a 33ºC. Ventos com direção leste/nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (16) e quarta-feira (17) iniciam com sol e poucas nuvens no estado. A partir da tarde, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas, principalmente no leste do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Neste sábado (13), ventos com direção nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.