PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (13)

Dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado por conta da atuação de uma massa de ar seco. Mas, a partir do meio da tarde, a combinação do calor com umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas bem isoladas, rápidas em localidades do litoral, Vale do Itajaí. Essa chuva deve ser bastante irregular, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Assim, o risco é baixo para desastres. À tarde, as temperaturas máximas ficam altas em todo estado, chegando aos 33°C na porção oeste, 32°C no Planalto Norte, 31°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí, 27°C no Planalto Sul e até 30°C nas demais regiões. Na porção oeste a umidade, no período da tarde, deve ser menor que 30%. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (14)

Dia com sol a poucas nuvens devido atuação de uma massa de ar seco. Mas, a partir da tarde, o calor, umidade e passagem de uma área de baixa pressão alongada sobre o oceano favorecem pancadas de chuvas isoladas, com raios, eventual queda de granizo no litoral, Vale e áreas próximas. Localmente, a chuva pode ser de forte intensidade e ocasionar altos acumulados em curto intervalo de tempo. Logo, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 11°C no Planalto Sul, 14°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, 18°C a 25°C nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem altas no estado, chegando aos 34°C na porção oeste, 28°C no Planalto Sul, variando de 29°C a 33°C nas demais regiões. Na porção oeste, à tarde, a umidade deve ser menor que 30%. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, da ordem de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15)

Dia com sol e algumas nuvens em parte do oeste do estado, enquanto que nas demais regiões, dia com variação de nuvens e chuva isolada. A partir da tarde, do Meio Oeste ao litoral, há chance de temporais isolados devido ao calor e uma área de baixa pressão alongada sobre o oceano. Logo, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 11°C no Planalto Sul, 14°C a 18°C na porção oeste, Planalto Norte, 18°C a 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, até 25°C no Planalto Sul, 27°C a 31°C nas demais regiões. Ventos de nordeste passando para sudeste a partir do final da tarde, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (16) com pancadas de chuva isoladas em boa parte do estado, a partir da tarde. Na quarta-feira (17), as pancadas de chuvas começam já pela manhã na porção oeste e se espalham no decorrer do dia para as demais regiões do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (13) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.