PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/04) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (13)

A aproximação de uma área de baixa pressão no oeste deixa o dia com variação de nuvens em Santa Catarina. No Extremo Oeste e Oeste, pancadas de chuva podem ser observadas na parte de tarde. Ainda há condições para ressaca e mar agitado, com ondas de até 2,5 m na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, principalmente no período da manhã. Entre Florianópolis e o Litoral Norte, há chance de alagamentos costeiros. Desta forma, o risco é moderado para desastres associados a estes fenômenos. As temperaturas não sobem muito no centro-leste, com máximas entre 22 e 25°C. Na porção oeste, chegam aos 29°C. Os ventos sopram de quadrante sul de maneira geral.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (14)

A circulação marítima deixa o dia com variação de nebulosidade no centro-leste do estado, com maior cobertura de nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. Na porção oeste, há chance de pancadas de chuva acompanhada de raios por conta da atuação de uma área de baixa pressão, com risco baixo para desastres. As temperaturas são baixas ao amanhecer, com mínimas próximas ou abaixo dos 10°C entre o Meio Oeste e o Planalto Sul. Na parte da tarde, as máximas ficam entre 22 e 25°C na maior parte do estado. No Litoral Sul e Oeste, chegam aos 28°C. Os ventos sopram de sudeste/leste.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15)

A previsão é de maior cobertura de nuvens por conta da circulação marítima nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. A partir da tarde, há o aumento de nebulosidade no Oeste e se mantém a condição de pancadas de chuva, principalmente nas regiões mais próximas ao Rio Grande do Sul. O risco é baixo para desastres. As temperaturas são baixas ao amanhecer, com mínimas abaixo dos 10°C no Planalto Sul e entre 11 e 14°C do Oeste ao Planalto Norte e no Litoral Sul. Durante a tarde, chegam aos 28°C no Oeste e no Litoral Sul. Nas demais áreas, não passam dos 24°C. Os ventos sopram de nordeste/norte.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Devido a formação de um sistema de baixa pressão no sábado (17), há chance de pancadas de chuva no decorrer da sexta-feira (16), principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No sábado, a condição se mantém e não se descartam temporais isolados em Santa Catarina.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Nesta terça-feira (13), ventos de sul a sudeste de fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sul e altura de até 2,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, as ondas podem chegar a  2 m de altura.

As condições para mar agitado e ressaca diminuem no decorrer do dia