PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/08)

Uma área de baixa pressão combinada com a umidade vinda do oceano deixa o dia nublado com chuva persistente e altos acumulados no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e deslizamentos pontuais. Nas demais regiões dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Devido a maior presença de nuvens em grande parte do centro-leste do estado as temperaturas máximas variam de 9°C a 15°C, na porção oeste de 17°C a 20°C e no Litoral Sul chegam aos 19°C. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/08)

Uma área de baixa pressão se afasta gradualmente do estado, mas ainda deixa o dia com variação de nuvens (com algumas aberturas de sol) e previsão de chuva isolada. Pela manhã, os acumulados de chuva devem ser altos no norte do estado, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. Ainda há um risco baixo a localmente moderado para ocorrências meteorológicas, como alagamentos e deslizamentos pontuais nessas áreas. Amanhecer com temperaturas mínimas de 6°C no Planalto Sul, 8°C a 12°C na porção oeste, Planalto Norte e de 10°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, por conta da presença das nuvens, as máximas não variam muito e não passam dos 17°C nos Planaltos, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões variam de 17°C a 21°C. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/08)

A umidade vinda do oceano em direção ao continente deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada, principalmente a partir da noite, da Grd. Florianópolis ao norte do estado. Nas demais áreas, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, principalmente, a partir da tarde. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas, como alagamentos e deslizamentos pontuais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 7°C no Planalto Sul e variam de 10°C a 15°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 14°C a 18°C nos Planaltos, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, de 20°C a 25°C na porção oeste e até 24°C no Litoral Sul. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais em torno de 45 km/h.

 TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (16) ainda há chance de chuva da Grd. Florianópolis ao norte do estado e de forma isolada no Litoral Sul. Na porção oeste, Planalto Sul dia com variação de nuvens. Na terça-feira (17) a estabilidade nas condições do tempo retornará ao estado e a previsão indica um dia com sol e poucas nuvens, temperaturas máximas à tarde chegando aos 24°C no Planalto Sul, variando de 24°C a 27°C no norte e leste do estado, de 29°C a 33°C na porção oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/08)

Sexta-feira (13) com ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de até 1,5 m em todo litoral catarinense.