PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (14)

O sábado (14) inicia com tempo nublado e aparições de sol ao longo da manhã no estado. A partir do período da tarde, instabilidades atmosféricas, combinadas à oferta de calor e umidade, oferecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados em SC, com um risco moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa. As temperaturas mínimas variam entre 12 e 17°C nos planaltos, oscilam entre 18 e 23°C no litoral e no Baixo Vale do Itajaí e marcam entre 15 e 20°C nas demais áreas. Máximas entre 22°C e 28°C no Planalto Sul e entre 26 a 33°C no restante do estado. Ventos de quadrante norte do Grande Oeste aos planaltos e de quadrante sul nas áreas litorâneas e nas proximidades, com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 35 a 55 km/h. Mar pouco agitado com ondas de direção leste, com altura de 1 m no Litoral Sul e de 0,5 m da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15)

No domingo (15) a condição de tempo instável segue em SC, durante a madrugada e manhã o tempo fica nublado com ocorrência de chuva fraca pelo estado, a partir da tarde, o aprofundamento de uma área de baixa pressão no litoral do RS, combinado ao calor e umidade, facilitam a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais intensos em SC, principalmente na metade leste do estado, mantendo esta condição ao longo da noite de domingo e da madrugada de segunda-feira (16). O risco é moderado a muito alto para a ocorrência de temporais com raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Mínimas entre 15 e 20°C do Meio-Oeste aos planaltos e entre 19 e 23°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 22 e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 32°C no restante do estado. Ventos de intensidade fraca, de quadrante norte passando para sul entre a tarde e noite, do Grande Oeste  aos planaltos, e de quadrante sul no litoral e proximidades.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16)

 A manhã de segunda-feira (16) será com chuva fraca na metade leste do estado e com variação de nuvens nas outras regiões. A partir da tarde, em função de instabilidades atmosféricas atreladas ao calor e umidade disponíveis na atmosfera, são esperadas pancadas de chuva, acompanhadas de temporais isolados com raios, rajadas de vento, e eventual queda de granizo,  O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa (alagamentos, deslizamentos). As mínimas oscilam entre 13 e 18°C no Planalto Sul, marcam entre 19°C e 23°C no litoral e no Baixo Vale do Itajaí e variam entre 17 e 19°C nas demais áreas. Máximas oscilam entre 21 e 25°C nos planaltos, no Litoral Norte e no Alto Vale do Itajaí e variam entre 26 e 33°C nas demais áreas.  Ventos fracos de quadrante norte do Grande Oeste aos planaltos e de quadrante sul, virando de direção norte/nordeste ao longo da tarde nas áreas litorâneas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (17) a atmosfera segue instável, com ocorrência de chuva fraca do Meio-Oeste ao litoral, a partir da tarde de terça e ao longo da quarta-feira (18), a combinação de calor, umidade e instabilidades em vários níveis da atmosfera favorecem condições para pancadas de chuva com temporais, principalmente, na metade leste de SC.