PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (14/07)

Nesta quinta-feira (14), a passagem de áreas de instabilidade em médios níveis atmosféricos aliada ao fluxo de umidade direcionado da região amazônica para o Sul do Brasil provoca chuvas e temporais isolados desde o início desta madrugada em SC, que iniciaram nas áreas da porção oeste do estado e se propagam entre a manhã e início da tarde para as demais regiões catarinenses. Os ventos sopram de nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer variam de 12°C a 15°C entre o Extremo Oeste, Oeste e áreas litorâneas e ficam abaixo dos 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam em torno dos 22°C na maior parte do grande oeste e variam de 13°C a 18°C no restante do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (15/07)

Ao longo da sexta-feira (15), as instabilidades atmosféricas ficam concentradas sobre o estado do Rio Grande do Sul, o que deixa o dia apenas com variação de nuvens em Santa Catarina. Os ventos sopram de quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca a moderada e com rajadas que podem chegar aos 60 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul, o que configura risco moderado para ocorrências associadas aos ventos nestas áreas.  No amanhecer, as temperaturas ficam entre 15°C e 17°C no Extremo Oeste, Oeste e áreas litorâneas e no restante do estado variam entre 10°C e 14°C. No período da tarde, as máximas oscilam entre 23°C e 26°C em praticamente todas as regiões catarinenses, com exceção do Planalto Sul, onde não passam dos 20°C.

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/07)

No sábado (16), a formação de um ciclone extratropical entre a costa do RS, Uruguai e o oceano e de uma frente fria associada, bem como sua passagem, provocam chuvas em Santa Catarina. Esta chuva pode vir em forma de temporais isolados, que iniciam nas áreas de divisa com RS durante a manhã e se propagam para as demais regiões catarinenses ao longo do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os ventos sopram de norte e vão virando de oeste conforme a frente fria avança pelo estado, com intensidade moderada. Rajadas entre 50 e 90 km/h devem ser registradas em SC com a passagem da frente fria, o que configura risco moderado  a alto para ocorrências associadas a ventos intensos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (17), um sistema de alta pressão adentra o estado a partir das áreas mais a oeste e vai estabilizando o tempo ao longo do dia. Na segunda (18), a formação de novas áreas de instabilidade provocam chuvas e temporais em SC, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/07)
 

Ventos de nordeste em Santa Catarina nesta quinta-feira (14), com intensidade fraca a moderada.

Ondas de quadrante leste em todo litoral catarinense, com altura de 1 a 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5 m no Litoral Sul.