PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (14)

Na quarta-feira (14) o afastamento de uma frente fria deixa o dia com muitas nuvens em grande parte de SC e chance de chuva isolada, principalmente, no Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e na forma de pancadas no norte do estado. Ainda, nas áreas mais próximas ao PR do Planalto e Litoral Norte, a chuva, por vezes, pode ser intensa, persistente, acompanhada de trovoadas. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos e deslizamentos pontuais). À tarde, as temperaturas máximas variam de 18°C a 21°C no Grande Oeste, Litoral Sul, chegam aos 16°C no Planalto Norte e oscilam de 16°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, no Litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15)

Na quinta-feira (15) os ventos vindo de sul, com fraca a moderada intensidade, transportam umidade em direção ao leste de SC e favorece um dia com variação de nuvens a nublado e chance de chuva isolada a qualquer hora do dia, que pode ser acompanhada de trovoadas. Nas demais áreas, com sol a algumas nuvens. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 5°C em pontos da Serra, de 6°C a 10°C no Grande Oeste, Planaltos e de 11°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 17°C a 21°C no Oeste, Extremo Oeste, chegam aos 18°C no Litoral, Baixo/Médio Vale e não passam dos 16°C no Meio Oeste, Planaltos, Alto Vale. Ventos com direção sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

Na sexta-feira (16) uma massa de ar seco predomina no estado, o que deixa o dia com sol a poucas nuvens. Ainda, este sistema contribui para o transporte de umidade em direção ao litoral, o que favorece a variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada, principalmente, no começo e ao final do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C, com chance de geada, em pontos da Serra, de 9°C a 16°C no Litoral e áreas próximas, de 5°C a 10°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 18°C a 23°C no Grande Oeste, chegam aos 20°C no Litoral e variam de 16°C a 18°C nas demais regiões. Ventos sudeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (17) e grande parte do domingo (18) será marcada pelo sol e poucas nuvens. Os amanheceres devem ser com sensação de frio em grande parte de SC, com chance de geada isolada em pontos da Serra. À tarde, as máximas variam de 18°C a 25°C no estado. A partir da noite de domingo a nebulosidade tende a aumentar no oeste catarinense devido a aproximação de uma nova frente fria.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/09)

Quarta-feira (14) com ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, no Litoral e áreas próximas.

Ondas com direção sudeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de ondas de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis Litorânea e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.