PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/05) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/05)

No domingo (15), a formação de um sistema de baixa pressão próxima a costa de SC e do RS provoca pancadas de chuva durante o dia no estado. Além disso, a direção dos ventos muda de norte para sul, com rajadas de intensidade moderada nas áreas litorâneas entre a tarde e a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a ventos fortes nestas áreas. À tarde, as máximas ficam entre 14°C a 18°C do Extremo Oeste ao Planalto Sul e oscilam entre 20°C e 25°C nas demais regiões catarinenses. De forma pontual, no Litoral Norte, podem alcançar valores ainda mais elevados, se aproximando dos 27°C.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/05)

Na segunda-feira (16),  uma intensa massa de ar frio e seco, de origem polar, provoca declínio acentuado nas temperaturas em Santa Catarina, que devem ficar abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado (exceto áreas litorâneas e Vale do Itajaí) no amanhecer. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul, as máximas não devem passar dos 14°C. No Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, as máximas ficam entre 15°C e 19°C, já entre o Litoral Sul, Baixo Vale e Litoral Norte, variam entre 20°C e 23°C. Os ventos sopram de sul no estado. No Planalto e Litoral Sul possuem intensidade moderada a forte, com rajadas entre 50 a 75 km/h, o que contribui para a sensação de frio.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/05)

Na terça-feira (17), a sensação de frio intenso aumenta em Santa Catarina. No oceano, ocorre a formação de um sistema de baixa pressão, que provoca ventos fortes em todo o centro-leste do estado, dos Planaltos as áreas litorâneas, podendo atingir valores entre 50 a 80 km/h. As temperaturas marcam valores abaixo de 5°C do Oeste aos Planaltos, se aproximando de 0°C nas áreas mais elevadas. Já nas áreas litorâneas ficam abaixo dos 10°C. Durante a tarde, as temperaturas marcam entre 7 e 12°C no Oeste e Planaltos, e de 15 a 19°C nas áreas litorâneas. Há risco moderado a alto associado às rajadas de vento e ao frio intenso. Entre a noite de terça e madrugada de quarta, de forma pontual, há possibilidade de precipitação invernal (como neve) nas áreas mais elevadas da serra.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (18), a massa de ar polar segue atuando em SC. No oceano, permanece a atuação da região de baixa pressão que provoca ventos no centro-leste do estado, aumentando a sensação de frio. Ainda persiste a chance para ocorrência de precipitações invernais (como neve) na serra catarinense e geadas amplas nas áreas mais elevadas e interioranas do estado. Já na quinta-feira (19) o tempo segue firme, mas o frio deve se estender até pelo menos o final da semana. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/05)

Domingo (15) com ventos de intensidade fraca e direção variando de nordeste a leste. 

Ondas de sudeste em todo o litoral catarinense, com altura de até 2,5 m no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No Litoral Norte, a ondulação varia de 1,0 a 1,5 m.