PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/06) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (15/06)

A passagem de uma frente fria pelo oceano causa o aumento da nebulosidade no estado, podendo provocar chuvas fracas e isoladas em áreas do litoral e Vale do Itajaí entre a tarde e a noite desta terça-feira (15). O dia amanhece frio em praticamente todo o estado, com temperaturas próximas a 0°C nos planaltos, entre 7°C e 9°C na metade oeste e áreas da metade leste e entre 11°C e 15°C nas regiões costeiras. A tarde, as máximas ficam em torno de 21°C na metade norte e Extremo Oeste e variam entre 17°C e 19°C nas demais regiões. O vento sopra do quadrante sul, com fraca intensidade. Rajadas de vento de até 45 km/h podem ser observadas no Litoral Sul. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (16/06)

O transporte de umidade do oceano para o continente deixa o tempo nublado em grande parte do estado, com chance de chuvas fracas e isoladas na metade leste. As temperaturas mínimas ficam próximas a 0°C no Planalto Sul, variam entre 11°C e 14°C nas áreas litorâneas e entre  7°C e 10°C nas demais regiões. Por conta da atuação de uma massa de ar frio e úmido, as temperaturas não sobem ao longo do dia, ficando abaixo de 10°C no Planalto Sul, em torno de 16°C na metade oeste e áreas costeiras e entre 11°C e 13°C nas demais regiões. Os ventos sopram de direção variada e intensidade fraca a moderada pelo estado, com rajadas que podem chegar a 55 km/h nas áreas costeiras do Litoral Sul e Grande Florianópolis, sendo baixo o risco para ocorrências relacionadas a ventos fortes nestas regiões.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/06)

As condições para nebulosidade se mantém em Santa Catarina, com chance de chuva fraca e isolada em áreas do Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As temperaturas seguem baixas ao amanhecer em grande parte do estado, ficando próximas a 0°C no Planalto Sul e áreas da metade oeste, entre 12°C e 14°C na Grande Florianópolis e Litoral Norte e entre 7°C e 10°C nas demais regiões. As máximas continuam amenas devido a presença de nebulosidade, ficando em torno de 10°C nos planaltos e áreas vizinhas e próximas a 15°C na metade oeste e regiões costeiras. Os ventos sopram com intensidade fraca e direção variada em todo o estado. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na sexta-feira (18), as condições de nebulosidade no estado e chuvas fracas para áreas da metade norte persistem. Ao longo do sábado (19), a formação de uma área de baixa pressão próximo ao litoral de SC e PR pode provocar chuvas intensas no norte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

O vento sopra predominantemente do quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento de até 45 km/h podem ser observadas em áreas do Litoral Sul a partir da tarde.

Ondas com direção sul e altura de até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas de sudeste/leste com altura de até 1,0 m.