PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (15/09)

Nesta quarta-feira (15) a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas áreas de instabilidade que se formam na divisa com o Paraná, ainda provocam pancadas de chuva entre a tarde e à noite nas áreas do centro-norte catarinense. Por conta do volume de chuva registrado nos últimos dias, o risco para ocorrências associadas a deslizamentos é baixo a moderado. O vento passa a soprar do quadrante sul com fraca a moderada intensidade em todo o estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h na região da costa catarinense.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (16/09)

Na quinta-feira (16) uma área de baixa pressão favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade, que ocasionam chuva em boa parte do estado ao longo do dia, que pode vir acompanhada de trovoadas, sobretudo entre a porção oeste e Planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva nessas regiões. O dia amanhece com temperatura de 4°C nos pontos mais altos da serra, entre 9°C e 12°C nos Planaltos e Litoral Sul, Grd. Fpolis Serrana, Médio e Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. Nas demais áreas variam entre 12°C e 15°C.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (17/09)

Na sexta-feira (17) áreas de baixa pressão que se deslocam pelo estado, favorecem a formação de instabilidades que atuam em toda Santa Catarina. Os maiores acumulados devem ser registrados na porção sul do estado, com a chuva começando pela madrugada e se intensificando entre a tarde e à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e chuva intensa nas áreas entre a Grd. Florianópolis, Planalto e Litoral Sul. O dia amanhece com temperaturas entre 8°C e 12°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e Grd. Fpolis Serrana e entre 12°C e 15°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No final de semana, o sistema de alta pressão se desloca para o oceano, fazendo com que os ventos soprem do mar em direção a costa catarinense. Há chance de chuva rápida e isolada no litoral na madrugada e durante a noite. Durante o dia o predomínio é de sol e o calor volta a ganhar força, sobretudo no domingo, com temperaturas que se aproximam dos 30°C em todas as regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/09)

Terça-feira (14) com ventos de quadrante sul em Santa Catarina soprando com fraca a moderada intensidade e rajadas entre 50 e 70 km/h na faixa costeira do estado.

 

Ondas com direção sul/sudeste ao longo da quarta-feira (14) e altura de 1,5 m a 2,0 ao longo da faixa litorânea catarinense.