PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (16)

Neste sábado (16) o Estado fica sob uma condição pré frontal durante a maior parte do dia. A partir da tarde, o calor e a umidade provocam temporais isolados, associados à chuva intensa, desde o Oeste catarinense até o Litoral. Há risco moderado a alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Destaca-se as regiões do Meio-Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí. Não são descartadas eventuais quedas de granizo. As temperaturas sobem ao longo do dia, com máximas de até 34°C no Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões ficam entre 24 e 30°C. Os ventos passam a soprar do quadrante Norte em todo o Estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (17)

No domingo (17) a passagem de uma frente fria deve provocar temporais em todo o Estado, iniciando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul já na madrugada. No decorrer do dia a chuva se espalha para as demais áreas. No Oeste, os temporais e a persistência da chuva devem provocar acumulados elevados. Há condições de temporais com alto risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente na metade Oeste de Santa Catarina e entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Os ventos continuam a soprar do quadrante Norte no Estado.

  PREVISÃO PARA SEGUNA-FEIRA (18)
Na segunda-feira (18), o tempo firme predomina no Oeste com nebulosidade variável ao longo do dia. A frente fria se desloca para o oceano mas ainda influencia o tempo nas demais regiões, ainda provocando chuva. Devido a persistência de nebulosidade as temperaturas não sobem muito na metade leste catarinense. No extremo Oeste, as temperaturas  voltam a casa dos 30°C no período da tarde. Os ventos passam a soprar do quadrante Sul em Santa Catarina.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 
A semana segue, no geral, com tempo instável em Santa Catarina devido a umidade deslocada do oceano para o continente, provocando chuva nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (16) com ventos que passam a soprar do quadrante Norte, devido à aproximação de uma frente fria.

Condições de mar pouco agitado em todas as regiões, com altura de onda de até 1,5 m.