PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/04) – 05:00

                                                                                                                 PREVISÃO PARA SÁBADO (16/04)

O sábado será de tempo estável e com temperaturas mais baixas em todo o estado de Santa Catarina em função de um sistema de alta pressão que influencia no estado. O dia será ensolarado em todo o oeste e no Planalto Norte, nas outras áreas o sol aparece acompanhado de nuvens. Haverá também grande amplitude térmica com temperaturas baixas na madrugada, início da manhã e à noite, e temperaturas mais amenas ao longo da manhã e da tarde. As temperaturas ficam entre 04°C e 08°C no Planalto Sul, entre 06°C e 09°C no oeste e Planalto Norte e entre 08°C e 15°C no litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí. As máximas oscilam entre 17°C e 19°C no Planalto Sul e entre 20°C e 24°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de sul com intensidade fraca a moderada.

                                                                                                                 PREVISÃO PARA DOMINGO (17/04)

Sob a influência do sistema de alta pressão e da massa de ar frio, o domingo será com tempo estável e variação da nebulosidade do Meio Oeste ao litoral e com o predomínio do sol e céu aberto no Oeste e Extremo Oeste catarinense. Assim como no dia anterior, o domingo será um dia típico de outono com grande amplitude térmica, com temperaturas mais altas ao longo da manhã e da tarde e mais baixas na madrugada, início da manhã, final da tarde e à noite. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As mínimas registradas devem ficar em torno de 04°C a 08°C no Planalto Sul, entre 08°C a 10°C no oeste, entre 08°C e 12°C no Planalto Norte e entre 08°C e 18°C no Vale do Itajaí e litoral. As máximas oscilam entre 18°C e 20°C nos planaltos, entre 20°C e 24°C nas outras áreas. Os ventos sopram de direção sul.

                                                                                                                PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/04)

Na segunda-feira segue a condição de tempo estável em todo o estado em função da alta pressão. O tempo segue aberto e com predomínio de sol no Extremo Oeste e no Oeste, e no restante do estado o sol aparece entre nuvens, à noite a nebulosidade diminui em todo o estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Mais uma vez será um dia com grande amplitude térmica, mas o vento muda de direção e passa a soprar de direção leste. As mínimas ficam entre 07°C e 10°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e entre 11°C e 16°C nas demais regiões. As máximas serão entre 16°C e 20°C nos planaltos e no Meio Oeste e entre 21°C e 24°C nas demais áreas.

                                                                                                              TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), o tempo segue firme em Santa Catarina, ainda devido a presença da região de alta pressão atmosférica. O sol deve predominar ao longo de todo o período, com variações de nuvens no centro-leste do estado na terça-feira e na quarta-feira há variação da nebulosidade em todas as regiões com aumento significativo de nuvens no período da noite no oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul em função de instabilidades que se aproximam do estado. Os ventos sopram de direção leste/nordeste.

                                                                                                             CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/04)

Os ventos sopram em diversas direções em todo o estado, com intensidade fraca a moderada e de direção sul com rajadas que podem chegar a 55 km/h entre a costa da Grande Florianópolis e do Litoral Norte.

Ondas de direção sul em todo o litoral catarinense, com altura de 2 a 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e de até 1 a 2m no Litoral Norte.